2 de junho de 2013

UM TOUR FOTOGRÁFICO PELOS MONUMENTOS HISTÓRICOS DA ÍNDIA - Arshdeep Sarao

O Taj Mahal foi construído em mármore branco com incrustações de pedras semipreciosas, enquanto sua superfície é ornamentada com um excepcional trabalho de caligrafia. O esplêndido monumento é reconhecido como um patrimônio da humanidade pela UNESCO (Matt King/Getty Images)

A exótica e bela herança arquitetônica da Índia está representada num grande número de monumentos famosos por sua magnificência, pinturas, esculturas e enredos históricos.

Aqui está um vislumbre de algumas fortalezas, palácios, tumbas e templos.

Taj Mahal

Este famoso mausoléu de mármore branco foi construído em Agra pelo Imperador Shah Jahan, do período Mughal, em memória de sua terceira esposa Mumtaz Mahal. A enorme cúpula tem aproximadamente 17 metros de diâmetro e 64 metros de altura. O magnífico monumento é conhecido por sua beleza arquitetônica e é uma das Sete Maravilhas do Mundo. O Taj Mahal, considerado como o epítome do amor, foi concluído em 17 anos (em 1648).

O visual exterior único do Hawa Mahal com cinco andares e 953 janelas permitia que as damas da corte observassem a vida diária nas ruas sem serem vistas, pois tinham de usar véu sobre a face (Roberto Schmidt/AFP/Getty Images)

Hawa Mahal – O Palácio dos Ventos

O Hawa Mahal, um palácio de cinco andares em forma piramidal na cidade de Jaipur, é feito de arenito vermelho e rosa. O palácio tem 953 pequenas janelas que trazem brisa ao interior, produzindo um efeito de frescor que lhe é famoso. As janelas são decoradas com intrincados padrões de tiras entrecruzadas para formar uma rede, fazendo seu exterior semelhante à estrutura de uma colmeia.

A grande estátua do Buda em Bodh Gaya, local de peregrinação espiritual associado com o Templo Maha Bodhi, em Bihar, Índia, famoso por ser o local onde o Príncipe Siddhartha Gautama atingiu a iluminação, tornando-se um Buda (Wikimedia Commons)

Templo Maha Bodhi

O templo se estende por uma área de 4,86 hectares. O primeiro templo no complexo foi construído pelo Imperador Ashoka no século 3 a.C. ao redor da árvore bodhi, para reverenciar o lugar onde Siddhartha Gautama se iluminou. O templo principal tem 50 metros de altura, é datado dos séculos 5 e 6 e foi declarado como patrimônio da humanidade pela UNESCO por sua relevância cultural e arqueológica.

A torre Qutub Minar, o mais alto minarete do mundo, possui inscrições brami e foi tombada como patrimônio da humanidade pela UNESCO (Krupasindhu Muduli/Wikimedia Commons)

Qutub Minar

Essa torre de arenito vermelho tem 72,5 metros de altura, tornando-a a torre de pedra mais alta do mundo, construída no início do século 13. A torre é estreita à medida que sobe e tem um diâmetro de 14,3 metros na base e 2,7 metros no topo. Há uma série de estruturas que cerca o complexo, como o misterioso Pilar de Ferro, o Portão Alai-Darwaza e a Mesquita Quwwatu’l-Islam.

Pilar composto de 98% de ferro que existe há 1.600 anos sem enferrujar e serve de testemunho às avançadas técnicas dos antigos ferreiros indianos na extração e processamento do ferro (Sujit kumar/Wikimedia Commons)

O Pilar de Ferro

O pilar de ferro é uma das curiosidades metalúrgicas mais intrigantes do mundo, constituído de 98% de ferro e sem enferrujar há mais de 1.600 anos. O pilar, de quase sete metros de altura e pesando mais de seis toneladas, foi erguido por Chandragupta II Vikramaditya no interior das instalações do complexo Qutub Minar.

A Grande Estupa-1 tem quatro portais decorados e um enorme domo que retrata vários estágios da vida do Buda. O portão sul representa seu nascimento como príncipe coroado pela roda da lei; o portão do leste ilustra seu abandono do palácio real em busca da iluminação e o portão oeste retrata suas sete encarnações (Abhinav Saxena/Wikimedia Commons)

Monumentos budistas de Sanchi

O sítio Sanchi é um notável exemplo da arte e arquitetura budistas do período Maurya inicial (séculos 3 a.C. ao 12 d.C.). Ele é famoso por suas estupas, pilares monolíticos, templos e mosteiros. O Imperador Ashoka lançou as bases desse centro religioso em Sanchi e ergueu a Grande Estupa-1, após redistribuir os restos mortais do Buda Shakyamuni. O monumento budista em Sanchi foi declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1989.

A Tumba de Humayun é a primeira tumba-jardim construída no subcontinente indiano e tem significativo valor cultural e inspiração para arquitetos. Seus passeios, canais, elevações e domos eventualmente inspiraram a construção do Taj Mahal quase um século depois (Wikimedia Commons)

A Tumba de Humayun

A Tumba de Humayun foi construída em 1565 d.C. ou nove anos após a morte de Humayun, por sua viúva Bega Begam. O túmulo é um marco do desenvolvimento da arquitetura Mughal e foi declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1993.

O Jantar Mantar é o observatório histórico mais bem preservado da Índia, projetado para observação astronômica a olho nu. O monumento testemunha a habilidade astronômica da elite sábia do fim do período Mughal (Nadya Peek/Wikimedia Commons)

Jantar Mantar

O Jantar Mantar é um local de observação astronômica, construído pelo Rei Jai Singh II entre 1727 e 1734. Os observatórios incluem um conjunto de 13 edifícios de arquitetura astronômica individual, cada qual com uma função específica para medição dos astros. Estas estruturas com combinações de formas geométricas em grande escala têm surpreendido arquitetos, artistas e historiadores da arte de todo o mundo.

O Forte Vermelho é cercado com paredes de arenito vermelho e é considerado o auge da arquitetura Mughal. Ele pode ser melhor descrito como uma cidade murada e foi completado em aproximadamente dez anos (Feng Li/Getty Images)

O uso de mármore e decorações florais no interior do forte exibem um alto nível artístico e trabalho ornamental do período tardio da arquitetura Mughal (Cameron Spencer/Getty Images)

O Forte Vermelho de Agra

O complexo do Forte Vermelho, também conhecido como Lal Qila, foi listado pela UNESCO como patrimônio da humanidade. Ele é uma fortaleza-palácio construída no século 17 por Shahjahan como parte de sua nova capital de Shah-Jahan-abad. O forte de 38 hectares tem um plano semicircular e suas paredes têm 21 metros de altura.

O Charminar tem esse nome devido a suas quatro torres intrincadas. Com a base de um quadrado, cada lado mede 20 metros, com minaretes com duplas bancadas em cada esquina (Noah Seelam/AFP/Getty Images)

Charminar de Hyderabad

O enorme Charminar, com suas quatro torres elevadas a uma altura de 48,7 metros cada, é feito de granito, calcário e mármore pulverizado. Ele foi construído por Qutub Shah em 1591 no coração da cidade de Hyderabad. Os arcos entrelaçados e cúpulas de Charminar são projetados de acordo com a arquitetura islâmica.

A majestosa estrutura do Memorial Vitória é feita de mármore branco, modelado segundo o Taj Mahal e representa a combinação das arquiteturas Mughal indiana e a clássica europeia. Atualmente, a construção funciona como um museu e atração turística (Arun Ganesh/Wikimedia Common)

Memorial Vitória

O Memorial Vitória, localizado na cidade de Kolkata, foi construído no período do domínio britânico na Índia em homenagem à Rainha Vitória do Reino Unido. Ele foi projetado pelo arquiteto britânico William Emerson e inaugurado pelo Príncipe de Gales. Hoje, ele abriga um museu com uma variedade de memorabilia da rainha, pinturas do domínio britânico, etc.

Extraído do sítio The Epoch Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.