6 de janeiro de 2013

CANTORES DA ESTRELA SÃO TRADIÇÃO BENEFICENTE DO DIA DE REIS NA ALEMANHA - Susanne Haverkamp


Todos os anos, meio milhão de crianças saem às ruas da Alemanha para pedir doações em prol de menores em países pobres. Fantasiadas de Reis Magos, elas formam a maior ação infantil de solidariedade do mundo.

Nos dias em torno do 6 de janeiro, cerca de 500 mil crianças em toda a Alemanha saem pelas ruas para cantar em residências e escritórios, coletar doações e também deixar a bênção "C+M+B" ("Christus mansionem benedicat - Cristo abençoe esta casa") para cada família. As iniciais também representam os nomes dos Três Reis Magos em alemão (Caspar, Melchior e Balthasar). Além das doações, geralmente as crianças recebem doces como presente.

A tradição relembra a história bíblica dos Reis Magos do Oriente, que levaram incenso, mirra e ouro de presente ao Menino Jesus. De acordo com a história, os reis foram guiados por uma estrela até a manjedoura com o bebê. Por isso, as crianças alemãs carregam uma estrela como símbolo.

Na Alemanha, a tradição começou em 1959, de forma modesta, mas hoje é considerada a maior campanha de solidariedade feita por crianças com o objetivo de ajudar outras crianças em todo o mundo. Centenas de milhões de euros já foram doados e direcionados para projetos de assistência social a crianças na África, na América Latina, na Ásia, na Oceania e na Europa Oriental, especialmente voltados para a educação, saúde, nutrição e auxílio às crianças com necessidades especiais.

Milhares de crianças em todo o país participam da tradição religiosa
Conscientização

Todos os anos, a Infância Missionária alemã e a União da Juventude Católica Alemã (BDKJ) preparam para as crianças um material com informações sobre os direitos das crianças e o destino da doação. Este ano a nação apresentada foi a Tanzânia, localizada na África.

"Nós sempre fazemos uma preparação em dezembro e mostramos um filme às crianças, para que elas saibam um pouco mais sobre o país apresentado", diz Marion Gerdes, responsável pela tradição na comunidade St. Elisabeth, de Osnabrück. Assim, as crianças ficam conscientes da importância do trabalho e sabem exatamente para onde vai o dinheiro doado.

"Na Tanzânia fala-se suaíli e, em vez de dizer 'olá', as pessoas dizem 'jambo'. Elas precisam de ajuda porque há poucos hospitais, médicos e medicamentos", comenta uma das crianças.

Apesar de a ação acontecer tradicionalmente no início do ano, a Infância Missionária alemã atua no projeto ao longo de todo o ano, oferecendo informações sobre a pobreza no mundo para que as crianças alemãs possam refletir sobre a própria situação.

Adolescentes têm a oportunidade de atuar como voluntários, durante um ano, em um dos projetos ao redor do mundo. Além disso, no site dos Cantores da Estrela há informações sobre o destino do dinheiro arrecadado e a situação das crianças em países pobres.

Compromisso político

Visita à chanceler federal Angela Merkel na campanha de 2013
Além de bater de porta em porta, todos os anos um grupo de cada uma das 27 dioceses da Alemanha vai a Berlim para cantar, defender os direitos da criança e levar a benção divina à chancelaria federal. Na campanha de 2012, a chanceler federal Angela Merkel se mostrou impressionada com a mensagem transmitida pelos pequenos visitantes e disse que eles são um "exemplo brilhante” para a sociedade.

As crianças têm consciência da importância da ação. "Com o dinheiro arrecadado podemos realmente salvar vidas”, comenta outro integrante do grupo. Além de uma tradição religiosa, a ação dos Cantores da Estrela é também uma luta pelos direitos da criança em todo o mundo.

Extraído do sítio Deutsche Welle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.