16 de novembro de 2012

UMA MÁGICA CIDADE COM 493 ANOS, HAVANA


Como elo fundamental no turismo cubano hoje a capital chega a suas 493 anos de fundada, a cada dia mais cosmopolita e arropada por viajantes de todo mundo, quem a preferem, e quase adoram. Com uma origem que alguns historiadores põem em dúvida, a maioria dos entendidos no entanto coincidem nesta data como a definitiva para a criação da urbe.

O jornalista e escritor Ciro Bianchi, em um recente programa de televisão, explicou que os origines da cidade-capital são difusos, provavelmente um ou dois anos dantes no sul de onde se encontra na atualidade.

Por demais, a consabida memória de uma missa à sombra de uma árvore de ceiba, para o aparecimento concludente, também agora está em dúvida; ainda que de maneira simbólica todos coincidem neste dia de 1519, parte da tradição.

A Villa de San Cristóbal de Havana, como realmente é seu nome, se fundou a orlas do Porto Carenas, depois de que em 1514 ou 1515 tivesse um assentamento inicial na parte meridional.

Mais do 90 por cento dos viajantes que visitam este arquipélago percorrem as ruas havaneras em algum momento, para a ratificar constantemente como lugar mágico, entre os vestígios da antiguidade e as necessidades do futuro.

Extraído do sítio Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.