15 de novembro de 2012

BEA LANÇA O SEMINÁRIO "VOZES DO BRASIL EM NOVA YORK" - Leonardo Ferreira

O seminário tem o objetivo de promover a literatura de Cordel e a cultura do Nordeste brasileiro

A abertura do encontro apresenta um pouco da cultura nordestina brasileira.

O Nordeste brasileiro esteve presente no coração de Manhattan, Nova York, na sexta-feira (11). Com dezenas de pessoas presentes e resultado de grande sucesso de crítica, a Brazilian Endowment for the Arts (BEA) apresentou a abertura do Simpósio de Literatura de Cordel, Vozes do Brasil em Nova York.

A programação foi marcada com a apresentação e aula de frevo, oferecida pela coreógrafa Mariângela Valença, nascida e criada em Recife (PE), que aproveitou para lançar o DVD “Frevo, Passo a Passo” de sua autoria. Brasileiros e norte-americanos ouviram a história da dança e não conseguiram ficar parados com a música e os movimentos contagiantes do Frevo. Depois, a ciranda, o samba e o maracatu foram representados pela linda voz da cantora Edilza Aires, natural de Olinda (PE), que foi acompanhada no violão pelo músico Janilson Santos. 

A abertura do evento contou com exposição de obras de 12 artistas plásticos que representam nas suas criações, a cultura nordestina. São eles, Baccaro, Dawson, Irrthum, Kloehn, Maia, Nascimento, Natalici, Oliveira, Papi, Petterle, Romano, e Saphira. Trabalhos dos xilógrafos pernambucanos Amaro Francisco Borges, J. Borges, Nena, José Costa Leite, Walderedo Gonçalves e o saudoso Mestre Noza também fazem parte da exposição.

O simpósio é realizado no calendário de eventos da sétima edição da Latin American Week – LACW, onde diversos centros culturais, museus e galerias de arte se reúnem para comemorar a diversidade da Cultura Latina em Nova York. O seminário tem o objetivo de promover a literatura de Cordel e a cultura do Nordeste brasileiro.

O Brazilian Endowment for The Arts é um instituto cultural brasileiro, presidido pelo autor e professor Domício Coutinho, e que conta com inúmeros frequentadores. Há oitos anos, o Brazilian Endowment for The Arts trabalha para promover a literatura, arte e cultura brasileiras em Nova York (EUA). O trabalho é realizado por uma equipe preparada e capacitada para atuar em diversos projetos e se reflete nos produtos de qualidade e de reconhecimento internacional.

Extraído do sítio Brazilian Voice

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.