11 de novembro de 2012

FEIRA DO LIVRO TRAZ COMO TEMA "SÃO LUIS, 400 ANOS ESCREVENDO NOS LIVROS SUA HISTÓRIA"

6ª edição da Feira do Livro de São Luís acontecerá de 23 de novembro a 02 de dezembro no Ceprama

Seminários, palestras, lançamento e relançamentos de livros, programação infantil, teatro, música, bate-papo com escritores nacionais e mais de setenta mil títulos expostos para comercialização integrarão a programação do maior evento literário do Estado. Em sua 6ª edição, a Feira do Livro de São Luís acontece este ano no período de 23 de novembro a 02 de dezembro e traz como tema “São Luis, 400 anos escrevendo nos livros sua história”.

Nesta edição, a grande homenageada é a cidade de São Luís. Toda a temática e a programação do evento estarão voltadas para a celebração do seu quarto centenário. Outra novidade é que a Feira do Livro migra da Praça Maria Aragão, tradicional local de realização, e passa a habitar todo o complexo do Ceprama, localizado do bairro Madre Deus.

Ao todo 65 espaços entre Auditórios, Teatros, Espaço Infantil - da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e do Serviço Social do Comércio (Sesc/MA), Casa do Escritor e Sala de Autógrafo, Arena Jovem, Café Literário, Troca-troca Literário, Estandes Institucionais, Tendas Temáticas, Praça de Alimentação e o Espaço dos Livros, estarão instalados em cerca de 15 metros quadrados, ocupando as áreas interna e externa do Ceprama, e com horário de funcionamento das 14h às 22h.


A Feira do Livro de São Luís torna-se muito mais que um espaço de comercialização de títulos, “o evento é uma oportunidade para conhecer tendências, permitir o surgimento de novos talentos, e estimular o pensamento crítico e a construção literária, através de seminários, palestras, oficinas, performances literárias e discussão de obras”, destaca o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Euclides Moreira Neto.

Promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Func, a Feira conta com a Correalização do Sesc e a parceria da Vale, Ministério Público, Associação dos Livreiros do Estado do Maranhão (Alem), Secretaria de Estado do Turismo, Academia Maranhense de Letras e Associação Maranhense de Ciências Contábeis.

Ancorada no grande legado literário de São Luís e fortalecida na produção literária contemporânea, a Feira foi criada pela Lei nº 4.449, de janeiro de 2005, para ser empreendida pela Func. O objetivo do evento é promover a democratização do acesso ao livro e à leitura, fomentando os processos de criação e produção literária, assim como estimular a cadeia mediadora da leitura.

“Buscamos no modelo de construção coletiva o grande sustentáculo, não apenas para fazer crescer o calendário cultural da cidade, mas e principalmente, qualificá-lo ainda mais, permitindo, ao mesmo tempo, em que a cidade se aproprie desse valioso bem cultural. A expectativa deste ano é que, em um espaço maior e mais estruturado, recebamos um público ainda maior”, frisa o coordenador geral do evento, José Maria Paixão Filho.

Serviço:

6ª Feira do Livro de São Luís - De 23 de novembro a 02 de dezembro - Das 14h às 22h - Local: Ceprama (Madre Deus).

Extraído do sítio O Imparcial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.