13 de novembro de 2012

FEIRA DO LIVRO VENDEU MENOS EM 2012 - Paulo Serpa Antunes

Queda nas vendas era esperada em razão da duração menor do evento este ano. Foto: Marcos Nagelstein/JC

Depois de dois anos de crescimento, a 58ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre encerrou no último domingo (11) registrando uma retração de 10,6% no número de obras comercializadas. Foram 411.056 livros vendidos, de acordo com balanço divulgado hoje (13) pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL).

O número é o menor desde 2009, quando foram comercializados apenas 354.892 exemplares.

A queda nos números já era esperada pela CRL. Em 2011, quando foram vendidos 459.588 livros, a Feira do Livro foi mais longa, com 19 dias. Para o presidente da entidade, Osvaldo Santucci Junior, pesou especialmente o fato de a Feira ter tido um feriado a menos, dia em que a visitação cresce. "Perdemos o feriado do dia 15, então iremos notar essa diferença", afirmou em entrevista ao Jornal do Comércio no domingo, antes da totalização dos números do evento.

O balanço da CRL é feito a partir de dados fornecidos por livreiros e editores e informa, ainda, as vendas por área: foram 315.743 títulos vendidos na área geral, 78.374 na área infantil e 16.939 na área internacional. A maior queda nas vendas ocorreu na área infantil, no Cais do Porto, que registrou um recuo de 22,8% nas vendas.

O evento, segundo estimativa da Brigada Militar, teria atraído um público de 1,3 milhão de visitantes – número 23,5% menor que o de 2011.

As mudanças na circulação da Praça da Alfândega também teriam impactado os números e a visitação. "Apesar de ficar muito satisfeito com a reforma final da Praça, que a deixou linda e agradou a todos os visitantes, é certo que nós perdemos espaço fundamental, o que acarretou alguns prejuízos", afirmou Santucci.

O objetivo comercial da Feira, no entanto, é apenas um dos aspectos do evento promovido pela CRL. "Conseguimos nosso objetivo de atrair público e oferecer uma programação riquíssima”, concluiu o presidente da CRL.

O balanço aponta ainda que, durante a Feira do Livro, foram realizadas 702 sessões de autógrafos. A maior fila registrada aconteceu na tarde do último sábado, na sessão de autógrafos do livro Um lugar na janela: relatos de viagem (L&PM Editores), da escritora Martha Medeiros.

Extraído do sítio Jornal do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.