16 de novembro de 2012

COMEÇA A OITAVA EDIÇÃO DA 'FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PERNAMBUCO'


No ano comemorativo do centenário de Nelson Rodrigues, a cidade de Olinda será palco da oitava edição da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto) e de homenagens ao dramaturgo pernambucano. Entre 15 e 18 de novembro deste ano, o evento irá apresentar parte da magia do teatro nacional e internacional, trazendo especialistas no assunto e nas suas vertentes, a partir do tema A Vida é um Espetáculo.

O tributo a Nelson Rodrigues, homenageado de 2012, fará da Fliporto um encontro ainda mais ilustre, uma vez que o trabalho do escritor, dramaturgo e jornalista dialoga, também, com outras artes. Sob a curadoria do escritor e advogado Antônio Campos, o evento tem como objetivo promover o intercâmbio literário, cultural, artístico e humanístico entre os participantes da iniciativa, já consolidada como a maior festa literária brasileira. Discute, ainda, os novos caminhos da literatura contemporânea, a ampliação do ramo editorial e o incentivo ao hábito da leitura.

Nessa edição muitos nomes engrandecerão a festa, que tem coordenação literária do escritor e jornalista Mario Helio Gomes. Ruy Castro, que escreveu a biografia do homenageado da Fliporto, intitulada O Anjo Pornográfico – A vida de Nelson Rodrigues é uma das confirmações para o Congresso Literário da Fliporto 2012.

O autor do livro Inventário das Sombras, o escritor e crítico literário José Castello, também irá compor a programação deste ano. Além desses, Mia Couto, Heloisa Seixas, Ana Maria Machado, João Almino e Sônia Rodrigues e Ieda de Oliveira também já confirmaram presença no braço literário da 8ª Fliporto: “Pretendo conversar com os jovens sobre o que me levou a me tornar escritora, compositora e pesquisadora e quais as dificuldades e curiosidades do ofício de escrever”, declarou Ieda, que dia 17, às 15 h, participará do Papo com Autor, na Fliporto Nova Geração. 

O evento recebeu cerca de 80 mil pessoas em sua edição de 2011
Na ocasião, o público poderá conferir ainda uma série de lançamentos. Referência em literatura infantil e juvenil, Ieda de Oliveira também estará lançando, dia 17, às 19h15, no estande Carpe Diem, seu mais novo livro, editado pela DCL: “Com o título O que é qualidade em literatura infantil e juvenil – com a palavra o educador, apresento a terceira obra de uma coleção que objetiva abrir um espaço de reflexão sobre a literatura produzida para crianças e jovens. Assim sendo, convidei especialistas consagrados do Brasil, Portugal e da África para apresentarem, por meio de artigos e depoimentos, seus pontos de vista sobre o assunto”, disse ela, lembrando que o primeiro volume trouxe a palavra dos escritores e o segundo, a dos ilustradores. 

O evento trará, ainda, o biógrafo britânico, Barry Miles, Robert Darnton, historiador cultural americano e estudioso do livro, e Cory Doctorow, jornalista e escritor canadense. O encerramento do congresso literário ficará por conta da Aula-espetáculo proferida por Ariano Suassuna, escritor e dramaturgo paraibano.

Setor novo na Fliporto, chega a Pernambuco a E-Porto Party, 1ª Feira do Livro Eletrônico, Inovação e Tecnologia em Educação do Nordeste, antenada às tendências literárias no mundo virtual. Além do novo segmento, acontecerá a 3ª edição do Prêmio TOC 140, voltado para os internautas ligados em poesia e nas redes sociais. 

A oitava edição do evento contará, também, com a III Feira do Livro de Pernambuco, com exposição e comercialização de títulos; a Ecofliporto, braço ecológico que visa à preservação ambiental; e, por fim, a Fliporto Gastronomia, circuito que movimenta a rede de restaurantes e bares de Olinda. A Fliporto Criança novamente trará uma programação imperdível para os pequenos que frequentam a festa, tal qual a Fliporto Nova Geração.

Extraído do sítio Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.