20 de novembro de 2012

"CULTURA AMAZONENSE TEM INFLUÊNCIA DIRETA DA ÁFRICA", AFIRMA ANTROPÓLOGO - Diego Oliveira

Para Cristian Pio Ávil, a capoeira é exemplo da junção das culturas. A arte concebida na África foi popularizada no Brasil.

Capoeira esporte criado na África – Foto: Divulgação/Shutterstock

MANAUS - A influência da cultura africana é latente no Amazonas. Segundo especialistas, vestimenta, culinária, religião e até mesmo manifestações culturais foram trazidas da África e adaptadas para a realidade da região.

Para o antropólogo Cristian Pio Ávila, a cultura brasileira é uma mescla de várias referências africanas. “Vamos lembrar que a cultura da África também é mesclada em função da diversidade geográfica do continente. Negros de pontos distintos da África se espalharam pelo Brasil e por isso, a miscigenação foi natural”, explicou.

Cristian destaca a culinária amazônica, como uma das mais adeptas aos costumes africanos. “As comidas que o amazonense adora ter na mesa, como por exemplo, o vatapá, canjica e o mingau de mungunzá, são alimentos utilizados na África. E pelo Brasil nem se fala, o mais famoso é o acarajé”, disse o antropólogo.

O que poucos sabem é que um dos símbolos da cultura amazonense, o boi bumbá, introduzido em Parintins por Lindolfo Monteverde, descendente de escravos maranhenses, é completamente africano. “A festa do boi é negra, mas, infelizmente a celebração está se diluindo com outras sonoridades. Não tem como pensar no Amazonas sem a influência africana”, destacou Pio.

Ainda segundo o antropólogo, cultos celebrados na região amazônica também são frutos de inspiração afro. A presença dos terreiros é perceptível. Em terras brasileiras somam milhares de unidades. “O candomblé tem influência total da África. Já a Umbanda é uma mistura de elementos brasileiros. Não podemos confundir as religiões e apesar do preconceito essas celebrações são levadas a sério, pois, são milenares e significam muito para o povo africano”, destacou Cristian Pio Ávila.

Bois Garantido e Caprichoso, ícones da cultura amazonense. Foto: Divulgação/Sec-Am

A capoeira é outro exemplo da junção das culturas. A arte concebida na África foi popularizada no Brasil, tornando-se um produto afrobrasileiro. “A capoeira soma 107 anos de presença em terras barés, mas, no início era usada para a violência. Já o berimbau, instrumento característico da Bahia, foi integrado alguns anos depois”, afirmou o mestre de capoeira Luis Carlos, de 54 anos. O mestre tem 43 anos dedicados à luta.

Evento

Para comemorar o Dia da Consciência Negra, comemorado nesta terça-feira (20), a Associação de Mestres e Brincantes de Cultura Popular e do Grupo Matumbé Capoeira, realizam a 3ª edição da Mostra de Cultura Popular do Amazonas. O tema deste encontro será “O Umbigo da Liberdade” e as apresentações acontecem no Largo São Sebastião, em frente ao Teatro Amazonas.

Música, dança, poesia e teatro serão atrações no evento. “É uma forma de conhecer a cultura africana. As pessoas que quiserem se divertir e aprender no feriado podem vir participar”, convida o antropólogo Cristian Pio Ávila.

Extraído do sítio Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.