24 de novembro de 2012

PRIMEIRA FITA DEMO DOS BEATLES VAI A LEILÃO EM LONDRES - Gabriel Rocha Gaspar

Os Beatles, com o baterista Ringo Starr, já maiores que Elvis Presley. REUTERS/Robert Whitaker/Handout

Famosa entre colecionadores dos Beatles, a "Decca tape" original vai a leilão. Agora, a notícia para não-colecionadores: será leiloada uma fita demo, gravada em 1° de janeiro de 1962 nos estúdios da gravadora Decca em Londres por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Pete Best (baterista que acabou substituído por Ringo Starr).

As quinze faixas, gravadas ao vivo no estúdio, fizeram parte de uma audição com o diretor artístico da Decca, Dick Rowe, paga pelo empresário do grupo, Brian Epstein. O repertório, escolhido por Epstein, é quase inteiro composto de côveres, como "Money (That's What I Want)", sucesso de 1959 de Barrett Strong, "Besame Mucho" (Consuelo Velásquez) e a versão "To Know Her is to Love Her" para "To Know Him is to Love Him", de Phil Spector.

As três músicas assinadas por Lennon e McCartney ("Like Dreamers Do", "Hello, Little Girl" e "Love of the Loved") não chegam a dar a dimensão do que viriam a ser os quatro rapazes - então recém-saídos - de Liverpool. Por isso, em março, Rowe ligou para Epstein para dispensar a banda. Argumentou que esse negócio de bandinha de rock com guitarra e topete ia logo sair de moda e que iria apostar em Brian Poole & The Tremeloes - curiosamente uma bandinha de rock com guitarra e topete. Reza a lenda que, do outro lado da linha, saiu uma frase profética: "Estes garotos vão ser maiores que Elvis Presley".

Demorou, mas aconteceu. Depois de uma via crucis de testes em gravadoras dos mais diversos tamanhos o visionário George Martin conseguiu um contrato para o grupo na Parlophone Records, uma pequena subsidiária da EMI. O resto é história.

O que vai a leilão é o primeiríssimo capítulo desta história. O garoto George Harrison, com meros 18 anos, é mais seguro no vocal do que na guitarra. Paul McCartney, que empresta os vocais a sete músicas, desafina em três, de tão nervoso que está. John Lennon ainda é um coadjuvante, inseguro demais para assumir a liderança. E Pete Best... Bom, Pete Best está lá. Ponto.

A Decca Tape, que os Beatles gravaram depois de uma viagem de mais de quatro horas na caminhonete de Epstein (que transportava, além dos cinco caras, todos os instrumentos) não é uma obra prima. Mesmo assim, no próximo dia 27 de novembro, alguém vai pagar pelo menos 20 mil libras - lance mínimo do leilão - por ela. Não passa de um objeto de colecionador cujo conteúdo está a dois cliques de qualquer um. Quem comprar a fita sequer poderá explorá-la comercialmente, já que os direitos autorais continuam na mão do grupo. Mas, a história é o que vale.

Extraído do sítio RFI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.