21 de novembro de 2012

FESTIVAL TRAZ 24 HORAS DE CULTURA PARA O CENTRO DE PORTO ALEGRE - Natália Otto

O festival ocorre nos dias 1 e 2 de dezembro. Foto: Divulgação

Com o final de 2012 chegando e, com ele, o possível apocalipse, o último mês do ano é o momento de aproveitar tudo o que a cidade de Porto Alegre tem a oferecer. É o que argumentam os organizadores do festival 24 horas para o fim do mundo. A brincadeira com o apocalipse inspirou o projeto realizado pela Casa de Cultura Digital de Porto Alegre. Das 18h do dia 1º de dezembro até as 18h do dia 2 de dezembro, atividades culturais ocorrerão em locais públicos de Porto Alegre.

Semelhante à Virada Cultural, iniciada em São Paulo e depois espalhada por outras cidades brasileiras, e inspirado no festival Baixo Centro, da Casa de Cultura Digital de São Paulo, o 24 Horas pretende “ressignificar algumas áreas do centro da Capital que são espaços mal utilizados na cidade”, explicou o co-fundador da Casa de Cultura Digital de POA, Vinicius Russo.

A programação foi construída por meio de chamadas públicas, tornando o evento colaborativo. Dentre as atividades programadas estão projetos inusitados, como sarau literário narrado com gás hélio e piquenique noturno com chefes de cozinha, além de uma pedalada inicial, oficina de grafite, shows de música e uma atividade no parque da Redenção com o Cabaré do Verbo para discutir questões sobre espaços públicos e privados.

Todas as atividades ocorrerão em espaços públicos e a maioria delas será no centro da capital. “A brincadeira com o fim do mundo quer dizer que queremos terminar com a cidade como a gente conhece e construir uma nova. É utópico, mas as atividades estão sendo programadas nesse sentido”, explicou Russo. “Buscamos retomar espaços que foram abandonados na rotina da cidade”.

Festival arrecada doações através de crowfunding 

Todas as atividades do 24 horas são gratuitas, mas os organizadores pedem contribuições para a realização do evento no site de crowfunding Catarse. Eles têm a meta de atingir 13 mil reais para a organização do festival através da colaboração de apoiadores. Cada quantia doada confere ao “investidor” um prêmio, desde ter o nome escrito no mural do festival até camisetas, stickers, cavaletes e o nome no site oficial do evento.

Para ajudar, acesse aqui. Confira mais informações sobre o 24 horas para o fim do mundo no site oficial.

Extraído do sítio Sul21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.