18 de novembro de 2012

MOSTRA FILATÉLICA EM SÃO PAULO CONTA A HISTÓRIA DO PAÍS EM MAIS DE 50 MIL SELOS - Daniel Mello

São Paulo – Os principais acontecimentos históricos do Brasil, desde o império, estão sendo contados por meio de selos na 21ª Lubrapex – Exposição Filatélica Luso-Brasileira, cujo tema este ano é a Força da Língua Portuguesa. A mostra reúne 211 coleções com mais de 50 mil selos e permanece até amanhã (19) no prédio dos Correios no Vale do Anhangabau, na região central da capital paulista.

Na exposição também foram lançados selos sobre escritores brasileiros e portugueses, entre eles Jorge Amado. O lançamento foi feito simultaneamente no Brasil e em Portugal. “Temos uma coleção de literatura, e os Correios emitiram selos homenageando Fernando Pessoa, Jorge Amado e Cruz e Souza. Então, eles deram um link de escritores brasileiros e portugueses como a força da língua”, disse o presidente da comissão organizadora da Lubrapex, Geraldo de Andrade Ribeiro Júnior.

Além da utilidade prática de tarifar as correspondências, os selos fazem uma retrospectiva da história do país. “Todos os acontecimentos importantes, desde o império, estão retratados em selos. Os selos são um retrato daquele momento do país”, ressaltou.

Também estão expostas coleções sobre os temas mais diversos, como chapéus, energia renovável, meio ambiente, esportes, personagens e flores. Na mostra também foi montado um espaço especial para pessoas com deficiência visual, onde elas possam tocar os selos e em peças escritas em braille ou com imagens em alto relevo.

A exposição ainda oferece oficinas e visitas agendadas de escolas públicas e privadas. As atividades irão satisfazer a curiosidade sobre o antigo hábito de enviar mensagens. “O aspecto lúdico, o encanto de você escrever uma carta, dobrar, colocar aquela mensagem no envelope e mandar. E o fascínio da pessoa que vai receber e abrir a carta do outro lado. Isso é algo que vai continuar existindo”, disse Ribeiro.

O presidente da comissão organizadora lembra que mesmo com o envio de cartas diminuindo significativamente, o interesse por selos continua forte no Brasil. Segundo ele, existem 40 clubes organizados no país, com cerca 5 mil filatelistas.

Extraído do sítio Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.