27 de novembro de 2012

PRESÉPIO COM RELÍQUIAS EUROPEIAS DO SÉCULO 18 ESTÁ EM EXPOSIÇÃO NO RIO - Akemi Nitahara


Rio de Janeiro – O público do Rio de Janeiro pode conferir, até o dia 23 de dezembro, o maior presépio da cidade, montado com miniaturas do século 18 e 19 que representam a cidade de Nápoles. Ele está exposto no Centro Cultural da Fundação Cesgranrio, no Rio Comprido, zona norte do Rio.

A maquete de 90 metros quadrados conta com 3.500 peças das quais 80% são em terracota. Na grande maioria, as miniaturas vieram da Itália. De acordo com o produtor cultural do espaço, Anton Vasconcellos, as relíquias foram compradas separadamente e a exposição atual brinca com a história do Natal.

“O presépio mistura Nápoles do século 18 com Jerusalém na época do nascimento do menino Jesus. Tem toda uma historinha na montagem desse presépio: é um garoto que sonha, na época do Natal, que o nascimento do Menino Jesus está sendo na cidade dele”.

Dessa forma, o presépio não retrata apenas o tradicional estábulo com a manjedoura, e sim toda a cidade de Nápoles em festa, com dança e comidas típicas da região italiana.

“Alguns bonecos são articulados, é uma festa, até para fazer uma alusão de que o nascimento de Cristo é uma festa, é uma ocasião, se não a mais, das mais alegres que já aconteceu. Então, tem toda essa mistura, tem essa brincadeira, tem o palácio de Herodes ao fundo, tem o povo dançando, o povo fazendo festa”, explica o produtor.

O chamado presépio napolitano é montado na cidade desde 1994, com novas peças agregadas a cada ano. Ele ficava na Casa de Arte e Cultura Julieta de Serpa, no Flamengo, antes de ocupar o espaço do antigo Le Buffet, no prédio anexo ao campus da Fundação Cesgranrio, onde é montado desde o ano passado.

No local de exposição também podem ser vistas a maquete da Cidade de Neve, que representa uma cidade americana no Natal, e a Cidade do Papai Noel, com o bom velhinho em diversas situações. A expectativa dos organizadores é receber cerca de 100 pessoas por dia.

A visitação é de quarta-feira a domingo, das 10h às 18h. Às sextas-feiras, sábados e domingos também é encenado o espetáculo infantil O dia que o Papai Noel Foi Raptado. O ingresso é 1 quilo de alimento não-perecível. Os produtos recolhidos serão doados para a Comunidade Emanuel, em Botafogo.

Extraído do sítio Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.