20 de novembro de 2012

O QUE É INFARTO DO MIOCÁRDIO?

O infarto é definido como uma lesão isquêmica do músculo cardíaco - miocárdio, que deve-se à falta de oxigênio e nutrientes. Os vasos sanguíneos que irrigam o miocárdio (artérias coronárias) podem apresentar depósito de gordura e cálcio, levando a obstrução e comprometendo a irrigação do coração. As placas de gordura localizadas no interior das artérias podem sofrer uma fissura causadas por motivos desconhecidos, formando um coágulo que obstrui a artéria e deixa parte do coração sem suprimento de sangue. É assim que ocorre o infarto do miocárdio. Esta situação vai levar a morte celular (necrose), a qual desencadeia uma reação inflamatória local.

O infarto também pode ocorrer em vasos coronarianos normais quando as artérias coronárias apresentam espasmo, ou seja, uma forte contração que determina um déficit parcial ou total no suprimento de sangue ao músculo cardíaco irrigado por este vaso contraído.

Quais são os sintomas ?

O sintoma é uma dor, aperto no lado esquerdo ou no centro do peito podendo irradiar para o pescoço ou para o braço esquerdo, (porém cerca de 15% dos casos, o sintoma pode ser atípico), suor, enjoo, vômitos, dor no estômago, falta de ar, tontura ou palpitações.

Esta dor tem duração maior que 10 minutos, pode ter diferente intensidade ou ainda desaparecer e voltar espontaneamente.

Infelizmente nem todos os pacientes têm este sintoma. Os diabéticos, por exemplo, podem ter um infarto sem apresentar dor.

Quais são os fatores de risco associados ao infarto do miocárdio?

Colesterol alto
Sedentarismo
Tabaco
Hipertensão Arterial
Stress
Diabetes Mellitus
Familiar

A prevenção é a melhor estratégia. Ela se baseia no controle desses fatores de risco, além de um exame médico periódico e a prática regular de atividades físicas como caminhadas, ciclismo, natação, etc.

O que fazer quando estou sentindo os sintomas que podem ser de um infarto do miocárdio?

Diante de uma dor suspeita, deve-se dirigir o mais rápido possível a um pronto atendimento - de preferência em um pronto-socorro equipado com uma unidade cardíaca - para confirmar ou excluir o diagnóstico. Caso seja confirmado o infarto, quanto mais rápido o tratamento, melhor será a recuperação do seu coração.

Como é feito o diagnóstico ?

O diagnóstico é baseado na tríade: quadro clínico, alterações no ECG (eletrocardiograma) e na dosagem de enzimas cardíacas que se alteram no infarto do miocárdio.

Escolha sempre um médico de sua confiança para tratar os seus sintomas e para lhe auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares.

Extraído do sítio Cardíaca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.