18 de novembro de 2012

FRANKFURT É MAIS DO QUE UM CENTRO FINANCEIRO - Lina Elter


Famosa pelos bancos e grandes prédios, Frankfurt tem também um lado artístico, oferecendo quase 60 locais para exposições. A oferta vai de galerias de arte a museus de história e da caricatura.

O passeio por Frankfurt começa pela margem do Rio Meno, onde se pode visitar o tradicional Museu Städel. Seu acervo permite uma viagem por 700 anos da história da arte europeia. Para abrigar ainda mais exemplares da arte contemporânea, o Städel aumentou seu espaço com uma ala subterrânea, construída debaixo do jardim.

Frankfurt também apresenta exposições aclamadas internacionalmente no Museu Schirn Kunsthalle. O planejamento de cada mostra pode durar três anos. Pablo Picasso, Edvard Munch ou Gustave Caillebott são alguns dos artistas famosos apresentados na galeria.

A cena artística em Frankfurt é pequena, mas internacional. A renomada Escola Superior de Belas Artes atrai jovens artistas de todas as partes do mundo.

Do judaico ao da caricatura

Além das mostras de arte, a cidade também oferece uma série de museus especializados. No Museu do Cinema, projetores antigos remetem à época anterior ao cinema.

Em Frankfurt também está localizado o primeiro museu judaico da Alemanha, já que a cidade tem uma longa tradição judaica. O museu conta a história da comunidade desde os primeiros assentamentos em Frankfurt, fazendo referência à vida religiosa e social, até a perseguição nazista.

O Museu Caricatura é, como o próprio nome já diz, especializado em representações satíricas.

"Queremos mostrar que o mito de que os alemães não têm humor não confere. Gostaríamos que os visitantes levassem essa mensagem adiante, para finalmente acabar de uma vez por todas com esse preconceito", apela Achim Frenz, diretor do Caricatura.

Extraído do sítio Deutsche Welle

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.