25 de novembro de 2012

GRAMADO, NO RIO GRANDE DO SUL, VIRA A CAPITAL BRASILEIRA DO NATAL - Valeska Mateus

A cidade inteira se envolve nas celebrações, que incluem shows, desfile, encenações e decoração iluminada.

O grande Desfile de Natal de Gramado. Foto: Cleiton Thiele/SerraPress.

Magia, sonho e história. Assim é o "Natal Luz", de Gramado, a maior festa natalina do Brasil, que recebe cerca de um milhão e meio de turistas do país inteiro e de outras nacionalidades. Este ano, tem como tema "A arte que celebra a vida".

Passear por um cenário urbano de natal, topar com papais-noéis a todo o momento e por toda parte, entrar em uma árvore de natal gigantesca e cantante, ver neve cair em pleno verão brasileiro e assistir a uma encenação sobre um lago são alguns dos acontecimentos inusitados que deslumbram os visitantes de Gramado entre novembro e janeiro.

"O Natal é a celebração do nascimento de Cristo, união, partilha, alegria, luz, cor e sons e encontrei tudo isso em Gramado. Foi um impacto ver a cidade todinha decorada e preparada para me receber. É uma sensação de plenitude, alegria, com o clima de natal permanecendo todos os dias. Seria interessante guardar essa imagem por todo o ano, dentro da gente", comenta a professora Regina Célia Bula.

Criado há 27 anos para estimular o turismo fora da temporada de inverno, o "Natal Luz" virou uma tradição na cidade de colonização europeia e envolve todos os moradores e comerciantes. Desde as crianças, que recolhem material reciclável e garrafas pets para produção da decoração sustentável, em um projeto desenvolvido nas escolas, passando pelos artesãos, que produzem os enfeites, até os artistas e figurantes da população, que atuam nas atrações culturais.

"O envolvimento é total. Não existe uma só família que não tenha um integrante participando do evento. São 2 mil pessoas trabalhando, em uma cidade com 32 mil habitantes. Além da mão de obra extra que é absorvida na gastronomia, hotelaria e no comércio para atender a esse fluxo turístico", ressalta Rosa Helena Volk, Secretária de Turismo de Gramado e coordenadora do 27º Natal Luz.

Consulte

Toda a agenda do Natal Luz, que vai até o dia 13 de janeiro, está disponível no site oficial www.natalluzdegramado.com.br.

Extraído do sítio do Jornal A Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.