19 de agosto de 2012

TRADICIONALISTAS INTENSIFICAM OS PREPARATIVOS PARA O ACAMPAMENTO FARROUPILHA


Faltando menos de duas semanas para a abertura oficial do Acampamento Farroupilha 2012, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, os preparativos para montagem da estrutura tradicionalista começam a se intensificar. 

No começo da semana passada, funcionários iniciaram a construção dos galpões destinados a receber os serviços da prefeitura, preparar o espaço reservado aos patrocinadores do evento e montar a praça de alimentação. 

Neste sábado, foi a vez dos tradicionalistas iniciarem a ocupação da área de dois hectares destinada à construção dos galpões. De 7 a 20 de setembro, o parque no Centro da Capital será palco da celebração dos festejos farroupilhas.O secretário adjunto municipal da Cultura e coordenador do Acampamento, Vinicius Brum, espera que até o final deste mês estejam montados todos os 373 piquetes que vão celebrar as tradições gaúchas no mês de setembro. 

Conforme Brum, o evento deste ano terá como novidade a construção de uma grande praça de convivência no centro do Parque da Harmonia. "No local, haverá um palco para shows e mais espaço para circulação do público", destaca. A praça será decorada com um paisagismo que imita aldeias do século XIX. "Será um ambiente ecologicamente correto, onde haverá distribuição de material informativo sobre reciclagem", ressalta.

A Semana Farroupilha de 2012 terá como tema "Nossas Riquezas", com ênfase para flora, fauna, água, agricultura, indústria, comércio, produção de energia, extrativismo e cultura. De acordo com Brum, a ideia é utilizar o processo de reciclagem dos resíduos orgânicos, seco e óleo de cozinha, como um trabalho em benefício das nossas riquezas. "A proposta é não sujar o parque, que é um bem da cidade e, ao mesmo tempo, ajudar quem vive da reciclagem como os catadores e as usinas de reciclagem que representam uma riqueza", explica. 

No Acampamento Farroupilha serão colocados tonéis na Praça de Convivência e nos piquetes tradicionalistas para a armazenagem do lixo seco e orgânico. Também haverá o recolhimento do óleo de cozinha utilizado na Praça de Alimentação. Segundo Brum, as ações de educação ambiental serão realizadas por orientadores ligados à Braskem, à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) e à Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes/RS).

Piquetes podem começar a receber visitantes ainda neste mês. O Acampamento Farroupilha abre oficialmente dia 7 de setembro para visitação do público, mas Brum acredita que ainda em agosto os piquetes começarão a receber os visitantes, o que já é uma tradição no local. Segundo ele, representantes e o público em geral terão acesso a 3 mil vagas de estacionamento. O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, ressalta que a estimativa de público é semelhante ao registrado nos últimos 2 anos: 1 milhão de visitantes. A apresentação dos tradicionalistas será dia 19 de setembro, às 20h, na avenida Edvaldo Pereira Paiva. Dia 20, no mesmo local, ocorrerá o Desfile Farroupilha, às 9h. 

* Fonte: Correio do Povo

Extraído do sítio Vitrine Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.