29 de agosto de 2012

APÓS 27 ANOS, LIVRO CLÁSSICO DE GABRIEL GARCIA MÁRQUEZ CHEGA À CHINA

Na última segunda-feira (27/8), a China recebeu a primeira versão autorizada em mandarim de "O Amor nos Tempos do Cólera", um dos mais famosos romances do jornalista e escritor Gabriel García Márquez, informou a Efe. A tradução da obra chega ao país após 27 anos de seu lançamento. 

Obra de García Marquez chega à China 27 anos após lançamento
A professora de espanhol Yang Ling foi encarregada da tradução da obra, de 1985, publicada pela editora Thinkingdom e lançada na estatal Academia Chinesa de Ciências Sociais, em Pequim. "Com o livro, cada um pode reencontrar seu próprio sentimento do 'primeiro amor' e García Márquez aparece como um homem real, de carne e osso, e sentimos profundamente o que ele sente", disse Yang, sobre sua primeira tradução de um romance latino-americano. 

Segundo ela, ficou impressionada com o amor "diferente." "Os chineses não falam tanto disso porque geralmente somos mais tímidos. García Márquez fala muito do amor. O amor que está em seu livro me comoveu muito. E acaba nos mostrando que é a coisa mais importante da vida e que sem ele não podemos viver", declarou.

A tradução da obra é a terceira apresentada de García Márquez após ter lançado em maio do ano passado a versão oficial de "Cem Anos de Solidão" e pouco depois o ensaio "No he venido a dar un discurso" (não publicado no Brasil). 

Piratas

A diretora do Instituto Cervantes de Pequim (organismo que colabora com a editora do livro) Inmaculada González afirmou que a nova tradução é admirável porque durante muitos só se conheciam na China edições não reconhecidas nem por "Gabo" nem por seu agente. 

Versões ilegais de muitas obras do Nobel de Literatura colombiano circularam durante anos no mercado chinês. Em 1990, García Márquez chamou os chineses de "piratas" ao descobrir que suas obras eram traduzidas sem autorização.

Extraído do sítio Portal Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.