18 de agosto de 2012

HISTÓRIAS DA ANTIGA CHINA: A DEVOÇÃO FILIAL DE MIN ZIQIAN TOCA O DESPREZO DA MÃE ADOTIVA


“Dizi Gui” (Modelo de como ser um bom aluno e filho) é um tradicional livro escolar chinês para crianças que ensina princípios morais e etiqueta. Com relação à devoção filial, o “Dizi Gui” comenta: “Se meus pais me amam, será tão difícil cuidar deles? Se meus pais não gostam de mim, eu ainda deveria ter respeito filial, porque é assim que uma pessoa nobre deve ser.” Um exemplo moral da devoção filial é o de Min Ziqian do Período das Primaveras e Outonos.

Min Ziqian morava no condado de Lu durante o Período das Primaveras e Outonos (770-476 a.C.). Quando jovem, ele perdeu sua mãe de nascença, mas seu pai se casou novamente e teve duas crianças com sua mãe adotiva. Min Ziqian respeitava e cuidava tanto de seu pai quanto de sua mãe de criação, mas sua mãe adotiva não gostava dele. Um inverno, ela fez para seus dois filhos jaquetas quentes para o frio, mas para Min Ziqian ela fez uma jaqueta usando a parte de um material que parece algodão, mas que não esquenta. Era um inverno rigoroso e um dia o pai de Min Ziqian pediu a ele que dirigisse a carruagem, mas Min Ziqian mal podia segurar o cabresto porque ele estava congelando de frio. Seu pai ficou muito zangado com ele, mas Min Ziqian não disse uma palavra.

Mais tarde, o pai de Min Ziqian percebeu que seu filho estava realmente pálido. Ele o tocou e percebeu que Min Ziqian estava usando apenas uma jaqueta fina. Ele tirou a jaqueta de Min Ziqian e viu que a jaqueta era feita somente daquele material, mas que seus outros dois filhos estavam usando jaquetas de algodão quente. Seu pai ficou desgostoso e decidiu se divorciar da esposa por sua crueldade. Mas Min Ziqian caiu em prantos: “Com a mãe na família, somente uma criança sofre por causa do frio. Se ela se for, todos os seus três filhos irão congelar.”

Ao ouvir o que Min Ziqian havia dito, sua mãe adotiva ficou profundamente sensibilizada e passou a cuidar de todos os três filhos da mesma forma.

Desde então, a história da devoção filial de Min Ziqian foi amplamente difundida.

Extraído do sítio The Epoch Times

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.