22 de agosto de 2012

"ABAPORU": BEM PROTEGIDO NO DEPÓSITO DO MALBA - Janaína Figueiredo

Abaporu, de Tarsila do Amaral
BUENOS AIRES - Depois de passar quatro meses no Museum of Fine Arts de Houston, "Abaporu" (1928), de Tarsila do Amaral, retornou à capital argentina e voltará a ser uma das estrelas da exposição permanente do Museu de Arte Latino-americana (Malba) a partir de outubro. Hoje, a obra está guardada no depósito da instituição, que conta com um sofisticado sistema de proteção contra incêndio, segundo explicou ao GLOBO a responsável pela coleção do museu portenho, Cintia Mezza.

- Temos um sistema que, em caso de incêndio, primeiro elimina o oxigênio no local e depois emite um gás especial para estas situações - conta Cintia.

Na sala de exposições, a proteção das obras é diferente, já que a tecnologia usada no depósito só pode ser empregada em espaços fechados. Em todo o resto do museu, o protocolo contra incêndio estabelece que a primeira ação é a retirada imediata de todas as obras do local, já que o sistema é com jatos de água. A segurança do museu funciona 24 horas.

- Temos uma coleção muito valiosa, também com obras de Di Cavalcanti, Portinari, Frida Kahlo e Diego Rivera, entre outros - diz Cintia.

O empresário argentino Eduardo Costantini, dono do Malba, comprou o "Abaporu" há 12 anos. Desde que foram abertas as portas de um dos museus portenhos mais visitados por argentinos e turistas, a tela é uma das grandes vedetes da coleção permanente. O quadro havia sido enviado para uma exposição no museu de Houston com outras 38 obras do Malba. Todas transportadas de avião, em caixas de madeira especiais, de 60 cm de espessura.

Extraído do sítio Yahoo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.