30 de agosto de 2012

PINOCHET NO ALVO DE SKÁRMETA


Um dos mais importantes escritores da literatura latino-americana contemporânea, o chileno Antonio Skármeta – autor de O Carteiro e o Poeta, sucesso mundial que serviu como base para o filme homônimo, com cinco indicações ao Oscar – é o patrono da 25ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul (RS), no Rio Grande do Sul, que acontece de 28/08 a 1°/09, na qual ele estará presente em diversas ocasiões. 

Skármeta, que, nesta quarta (29/08), às 10h, será homenageado no Palco da Praça, tem lançados no Brasil os livros O Biscoitinho Chinês (infantil) e O Dia em que a Poesia Derrotou um Ditador (Ed. Record, 224 págs., R$ 32,90). No romance, em que retoma a relação entre pais e filhos e o qual é ambientado no fim da ditadura do general Augusto Pinochet no Chile (1973-1990).

Tempos difíceis

Segundo o jornal El País, o romance “coloca em ordem a tragédia e a esperança daqueles tempos confusos”. Skármeta tece uma narrativa impactante sobre momentos difíceis da história e sobre como a alegria conseguiu devolver as cores a um país silenciado. 

Em uma quarta-feira de 1988, Santos, professor de filosofia de uma das escolas mais tradicionais de Santiago, é levado pela polícia durante uma de suas aulas. Prisões como aquela não são raras no Chile de então, mas para Nico, que assiste à cena junto aos outros alunos, dessa vez é diferente. Ele é filho do professor, e a partir desse momento a única coisa que pode fazer é buscar um meio de ter o pai de volta.

Enquanto isso, a família de Patricia Bettini também sente os efeitos da ditadura instaurada em 1973. Seu pai, Adrián Bettini, outrora um bem-sucedido publicitário, entrou para a lista negra do regime e sobrevive fazendo pequenos trabalhos informais. 

35 idiomas

Antonio Skármeta nasceu em Antofagasta (Chile) e formou-se em filosofia e literatura na Universidade do Chile e em Columbia, em Nova York. Seus romances e contos foram traduzidos para 35 idiomas.

É autor ainda, entre outros livros, de Um Pai de Cinema e Neruda por Skármeta. Recebeu importantes prêmios literários internacionais, como o Médicis, a Medalha Goethe e o Prêmio Mundial de Literatura Infantil da Unesco. Foi embaixador do Chile na Alemanha de 2000 a 2003, e hoje vive em seu país, dedicando-se apenas à literatura.

Extraído do sítio BR Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.