28 de agosto de 2012

PROGRAMAÇÃO DA XVI FEIRA DO LIVRO TERÁ MARTHA MEDEIROS E VERISSIMO

A cada ano, o evento literário de maior dimensão da Região Norte surpreende pelos números, tanto de público quanto de vendas. De 21 a 30 de setembro, acontece em Belém a 16ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro, para a qual são esperados cerca de 450 mil visitantes. Sediada novamente no Hangar- Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a programação reunirá 218 estandes onde estarão representadas 500 editoras e expostos mais de 90 mil livros, e contará com apresentações teatrais, homenagens, gincanas, seminários e debates. O patrono da Feira este ano é o maestro, escritor e compositor santareno Wilson Fonseca, conhecido como Mestre Isoca, que completaria cem anos em 2012.

Além do maestro, a feira homenageará a cultura e literatura lusitana, trazendo escritores portugueses como Lídia Jorge, romancista com livros vendidos em mais de nove países; Gonçalo Tavares, escritor e professor universitário e José Luis Peixoto, narrador e dramaturgo, entre muitos outros convidados.

Durante os nove dias da programação, sempre a partir das 19 horas, haverá o Encontro Literário, onde os convidados conversarão com a plateia e serão mediados por jornalistas, dramaturgos e outros especialistas em literatura. Entre as atrações deste ano estão o escritor Joca Terron, colaborador da Folha de São Paulo e do programa Entrelinhas, da TV Cultura; Martha Medeiros, colunista dos jornais Zero Hora e O Globo, que também participará do Papo Cabeça; o ilustre Luis Fernando Veríssimo, famoso por seus textos de humor; Lucas Figueiredo, reconhecido por ser um dos jornalistas mais premiados do país e o romancista e poeta Ariano Suassuna, arrebatador de grandes plateias.

E das 17h às 18h30, com mediação de Joice Bispo dos Santos, o público poderá acompanhar os lançamentos e conhecer um pouco mais da produção literária regional em bate-papos com os escritores paraenses Pedro Galvão, Alfredo Oliveira, Carlos Correia Santos, Heliana Barriga, Salomão Laredo, Benilton Cruz, Josette Lassance, Jacqueline Darwich, João Carlos Pereira e José Maria Leal.

O público infantil, que também será presenteado com inúmeras atrações, receberá o cartunista Maurício de Sousa, que fará duas sessões de autógrafos e uma palestra no auditório do Hangar, celebrando os 50 anos da Turma da Mônica. As crianças também poderão assistir aos espetáculos “Histórias da Carrocinha” e “A Tecelã”, do grupo teatral Caixa do Elefante, uma companhia cênica de bonecos já prestigiada por todo o país e em vários outros lugares da América e Europa.

A XVI Feira Pan-Amazônica do Livro contou com uma série de eventos preparatórios realizados na capital e no Baixo Amazonas, como forma de divulgar a programação e incentivar o gosto pela literatura principalmente entre os jovens.

Serviço: XVI Feira Pan-Amazônica do Livro. Dia 21 a 30 de setembro, das 10h às 22h – Hangar Centro de Convenções. Entrada franca.

Extraído do sítio Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.