23 de agosto de 2012

MUSEU CASA HISTÓRICA DE ALCÂNTARA

O Conhecendo Museus desta semana vai até a cidade de Alcântara (MA) e apresenta o Museu Casa Histórica de Alcântara, cuja missão é promover o patrimônio cultural da cidade e prestar serviços à sociedade alcantarense por meio de ações socioeducativas.

O museu foi construído no início do século XIX pelo comendador José Maria Correia de Souza, um imigrante português que enriqueceu no Brasil. No ano de 1889, o sobrado e parte do seu mobiliário foram vendidos para os Guimarães, família de comerciantes que instalaram na área térrea do imóvel uma botica, uma loja de gêneros alimentícios, utilitários domésticos e agrícolas e uma loja de tecidos e armarinhos.

Em 1947, após o falecimento do patriarca da família, Sr. Antonino da Silva Guimarães, o comércio foi sendo, gradativamente, desativado pelos seus descendentes.

A câmera do programa vai percorrer os corredores do Museu e apresentar o acervo que é formado por parte do mobiliário, pratarias, vidraria de farmácia, alfaias, peças de vestuário e demais objetos deixados pela família Guimarães, além de doações de populares e aquisições.

Não perca este episódio que retrata a memória da Cidade de Alcântara e preserva a história do país!


Extraído do sítio YouTube 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.