17 de agosto de 2012

CÔNSUL GERAL DA RÚSSIA LANÇA LIVRO SOBRE A PRESENÇA RUSSA NO RIO DE JANEIRO

Andrey Budaev é o autor de “Russos no Rio de Janeiro: Reflexões Sobre o Futuro”.

O Cônsul Geral da Rússia no Rio, Andrey Budaev, lançou nesta quinta-feira, 16, seu livro sobre a presença russa na Cidade Maravilhosa, intitulado “Russos no Rio de Janeiro: Reflexões sobre o Futuro”. A obra tem como tema a diáspora russa no Rio e o desenvolvimento da vida dos russos no Brasil, bem como interessantes episódios sobre a passagem de notórias personalidades pela cidade.

No evento comemorativo do lançamento do livro, realizado na residência oficial do Cônsul Geral, em Botafogo, estiveram presentes autoridades, diplomatas, compatriotas russos e pessoas da sociedade carioca, entre as quais o editor Georgy Ermakoff, presidente da editora G. Ermakoff, que publicou o livro.

O Cônsul Geral Andrey Budaev autografando seu livro "Russos no Rio de Janeiro: Reflexões Sobre o Futuro"
O Cônsul Geral Andrey Budaev contou que a ideia de escrever o livro surgiu de uma forma muito banal, muito simples: “O chefe da Casa Russa no Rio de Janeiro, Sérgio Palamarchuk, veio até mim com o convite de escrever um pequeno artigo sobre a presença russa no Rio de Janeiro. A ideia me pareceu interessante, atual, e eu comecei a trabalhar no projeto. Com a coleta do material, o aparecimento de novos episódios interessantes no desenvolvimento da relação entre Rússia e Brasil e a presença russa no Rio de Janeiro, a ideia do artigo começou a avançar e passar para um plano diferente. Verifiquei, então, que a ideia do artigo deveria ser maior do que um curto material, e o que surgiu foi uma compilação. Eu me encontrei com Sérgio Palamarchuk mais uma vez, discutimos essas novas circunstâncias, e combinamos que eu tentaria fazer um livro não muito grande, uma compilação que contaria alguns momentos interessantes, algumas personalidades da diáspora russa, daqueles que estiveram ou estão no Rio de Janeiro. Assim nasceu esta ideia.”

Já o editor Georgy Ermakoff falou sobre a relevância histórica do livro e de como a publicação ajuda a melhorar a relação entre o Brasil e a Rússia. Ermakoff discorreu também sobre os futuros lançamentos de sua editora, que planeja lançar uma biografia do compositor russo Piotr Tchaikovsky.

Extraído do sítio Diário da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.