31 de agosto de 2012

LA CARTA - Violeta Parra


Me mandaron una carta
por el correo temprano,
en esa carta me dicen
que cayó preso mi hermano,
y sin compasión, con grillos,
por la calle lo arrastraron.
Sí…

La carta dice el motivo
que ha cometido Roberto:
haber apoyado el paro
que ya se había resuelto.
Si acaso esto es un motivo
presa voy también, sargento.
Sí…

Yo que me encuentro tan lejos
esperando una noticia,
me viene a decir la carta
que en mi patria no hay justicia,
los hambrientos piden pan,
los molesta la milicia.

Habráse visto insolencia,
barbarie y alevosía,
de presentar el trabuco
y matar a sangre fría
Hay quien defensa no tiene
con las dos manos vacías.
Sí…

La carta que me mandaron
me pide contestación,
yo pido que se propale
por toda la población,
que el «león» es un sanguinario
en toda generación.
Sí…

Por suerte tengo guitarra
para llorar mi dolor,
también tengo siete hermanos
fuera del que se engrilló,
todos revolucionários
con el favor de mi Dios.
Sí…


A CARTA: Me mandaram uma carta / Pelo correio cedo / Nessa carta me dizem / Que caiu preso meu irmão / E sem compaixão com grilhões / Pelas ruas o arrastaram. / Sim… //  A carta disse o motivo / Que há cometido Roberto: / Haver apoiado a greve / Que já se havia resolvido / Se acaso isso é um motivo / Preso vou também sargento. / Sim… // Eu que me encontro tão longe, / Esperando uma notícia, / Me vem a dizer na carta / Que em minha pátria não há justiça. / Os famintos pedem pão, / Os molesta a polícia. // Haverá se visto insolência, / Ignorância e traição. / De apresentar o trabuco / E matar a sangue frio. / Há quem defesa não tem / Com as duas mãos vazias. / Sim…  // A carta que me mandaram / Me pede contestação: / Eu peço que se divulgue / Por toda população / Que o leão é um sanguinário / Em toda geração / Sim… // Por sorte tenho guitarra / E também tenho minha voz, / Também tenho sete irmãos / Fora do que se algemou, / Todos revolucionários / Com o favor de meu Deus. / Sim… (Tradução de Maria Teresa Almeida Pina).


Extraído do sítio Poesia Latina


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.