25 de agosto de 2012

ENCONTRAM ENTERRADO EM QUERÉTARO ANTIGUIDADE DE 850 ANOS


México, 24 agosto Prensa Latina - Quinze enterros com ossadas completas, cuja antiguidade estima-se em mais de 850 anos, foram achados na Zona Arqueológica mexicana de Tancama, a 12 quilômetros do município de Jalpan de Serra, em Querétaro.

Arqueólogos do Instituto Nacional de Antropologia e História realizaram a descoberta durante os trabalhos de consolidação do Edifício 17 dessa zona, de filiação asteca.

Os restos ósseos estavam distribuídos em frente à escadaria, em lenços, e ao redor da edificação, a maior da chamada Praça da Promessa, na que se fizeram trabalhos arqueológicos entre maio e julho passados, para seu estudo e restauração.

Jorge Alberto Quiróz, responsável pelo Projeto Arqueológico Vales da Sierra Gorda "em que se inscreve a investigação, exploração e consolidação de Tancama", comentou que os esqueletos foram transladados ao Departamento de Coleções Arqueológicas Comparativas do Instituto na Cidade de México.

Ao encontrarem-se os despojos junto a peças de cerâmica do tipo Zaquil negro, a maneira de oferenda, chegou-se à conclusão que os crâneos correspondem ao momento de auge deste lugar asteco, entre 500 e 700 de nossa era.

O assentamento pré-hispânico de Tancama desenvolveu-se entre os anos 250 e 800, ainda que seu apogeu deu-se precisamente entre os 500 e 750.

Extraído do sítio Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.