7 de maio de 2013

FEIRA DE LIVROS MOVIMENTA MAIS DE 400 MIL VISITANTES, EM BELÉM

Este ano, mais de 500 editoras nacionais e regionais participaram da 17o. Feira Pan-Amazônica do Livro.

Este ano, mais de 500 editoras nacionais e regionais participaram da feira. Destas, 15 eram especializadas em quadrinhos e mangás. Foto: Cristiano Martins/Agência Pará

BELÉM – Mais de 840 mil livros foram vendidos durante a XVII Feira Pan-Amazônica do Livro. O evento alcançou um público superior a 400 mil visitantes em dez dias. Este ano, mais de 500 editoras nacionais e regionais participaram da feira. Destas, 15 eram especializadas em quadrinhos e mangás.

A mudança de semestre e as fortes chuvas do período não impediram a superação das expectativas em relação à feira. De acordo com a Associação Brasileira de Difusão de Livros (ABDF), entre as obras mais procuradas estão as fantásticas, seguidas por romance, livros acadêmicos, infanto-juvenis, leitura para vestibular e obras de autores paraenses. Esta última, teve um acréscimo de 80% este ano.

Entre as obras mais procuradas estão as fantásticas, seguidas por romance, livros acadêmicos, infanto-juvenis, leitura para vestibular e obras de autores paraenses. Foto: Cristiano Martins/Agência Pará

A XVII Feira Pan-Amazônica do Livro teve como convidados Ignácio de Loyola Brandão, Tony Bellotto, Cristóvão Tezza, Affonso Romano de Sant’Anna, Ronaldo Fraga e Ziraldo, entre outros. Também participaram 11 países da Feira: Peru, com os Menores Livros do Mundo; Estados Unidos e Inglaterra, com Queen Books; Argentina, Espanha, México e Venezuela; Equador, Guiana Francesa, Espanha e França.

Para fugir do período chuvoso, o secretário de cultura do Estado, Paulo Chaves, anunciou que a 18ª edição ocorrerá entre 30 de maio e 8 de junho de 2014. O país homenageado ainda não está definido pela Secult, mas o representante da pasta pediu a ajuda do público. “Em 2014, se comemora o ano do Brasil na Alemanha e vice-versa, e por este motivo imaginamos que a Alemanha poderia ser o país de destaque”, disse o secretário.

A 18ª edição ocorrerá entre 30 de maio e 8 de junho de 2014. Foto: Eunice Pinto/Agência Pará

Apesar do encerramento da Feira, a programação literário-cultural do Estado ainda resiste. A Secult está em período de mobilização para seis feiras pan-amazônicas no município. “Ainda este ano, serão promovidas, no primeiro semestre, edições em Redenção e Ponta de Pedras, e no segundo semestre, em Cametá, Altamira, Capanema e em Tucuruí”, adiantou a diretora de Cultura da Secult, Ana Catarina Brito.

Extraído do sítio Portal Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.