1 de janeiro de 2013

2012: UM ANO CHEIO DE ARTE PARA OS CARIOCAS - Pedro Rocha

O Rio de Janeiro recebeu arte em todos os estilos no ano de 2012. Teatro, feiras, festas literárias, exposições e homenagens a personalidades foram as pedidas culturais que o carioca pôde aproveitar.

O ano de 2012 foi de dois recifenses importantes para a história cultural do Brasil. Em 23 de agosto de 2012, comemorou-se o centenário do jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues, o “anjo pornográfico”. A data foi celebrada com dezenas de peças de teatro, leitura de textos, exposições, entre outras homenagens ao longo do ano.

No Dia Nacional do Forró, em 13 de dezembro, foi também a data dos 100 anos do nascimento do Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Shows e mostras marcaram os festejos daquele que seria um dos maiores responsáveis por levar a cultura nordestina ao restante do país.

Neste ano ocorreu também a 52ª edição da Feira da Providência, que homenageou o Rio de Janeiro, pelo seu título de Patrimônio Cultural da Humanidade e eventos que a cidade receberá nos próximos anos, como a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013, Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas de 2016.

A Feira da Providência, que este ano homenageou o Rio, já faz parte do calendário oficial da cidade
Importantes feiras, festas e eventos aconteceram em 2012. Festival Rio das Ostras Blues & Jazz, Anima Mundi, a 1ª edição da Feira Internacional de Arte Moderna e Contemporânea do Rio de Janeiro (ArtRio), a 7ª edição Brasil Rural Contemporâneo 2012, a 10ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), o Festival Villa-Lobos, a 1ª edição da Festa Literária Internacional das Upps, (Flupp), a 9ª edição Festa Internacional de Teatro de Angra (FITA), foram alguns dos importantes eventos culturais deste ano, que atraíram grande público."

Teatro e exposições

Quanto às exposições, destacaram-se Gil70, que reuniu obras de vários gêneros sobre Gilberto Gil, no Centro Cultural Correios e agora viaja pelo Brasil, Viva Elis, exposição multimídia itinerante que apresenta a carreira da célebre cantora e o grande sucesso deImpressionismo: Paris e a Modernidade – Obras-Primas do Museu d’Orsay, com peças de Monet, Van Gogh, Renoir, Cézanne, Toulosse-Lautrec. Estas duas últimas estiveram no Centro Cultural Banco do Brasil ao longo de 2012.

"O Tocador de Pífaro", de Édouard Manet, uma das obras que pode ser encontrada na exposição "Impressionismo: Paris e a Modernidade – Obras-Primas do Museu d’Orsay"
Édipo Rei, A casa dos budas ditosos, Alô, Dolly!, Esta Criança, Barco de papel, A Oréstia, O homem travesseiro, Em nome do jogo, A partilha, Cabaret, Xanadu, Decote, Quase Normal, Todo mundo tem problemas sexuais, Comédia em pé, A menina e o vento , Gonzagão – A lenda, Amor e ódio em sonata e Dorian, estão entre os espetáculos teatrais de maior relevância neste ano. A campanha Teatro para todos promoveu 58 peças com preços populares, com o propósito de ajudar na melhoria ao acesso ao teatro e de fomento à produção teatral na cidade.

Extraído do sítio Jornal do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.