7 de janeiro de 2013

FLIPOÇOS É CONFIRMADA PARA O DIA 27 DE ABRIL

Entre as novidades para este ano, além do tema "A Imortalidade na Literatura", estão a realização da 1ª Mostra de Cinema e o curso especial sobre a Geração Beat.

Foto Divulgação Marcio Vieira/Secom-TO. Tema desta edição é "A Imortalidade na Literatura - O Legado dos nossos escritores imortais".

Grandes nomes da literatura nacional e internacional, atrações voltadas ao universo da música, cinema e gastronomia, oficinas e mesas-redondas com temas atuais fazem parte da VIII Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas e da sétima edição do Flipoços 2013 - Festival Literário de Poços de Caldas. 

Os dois eventos acontecerão no período de 27 de abril a 5 de maio, no Espaço Cultural da Urca, na cidade mineira de Poços de Caldas. A coordenação é de Gisele Corrêa Ferreira, diretora da GSC Eventos. O patrocínio é do Ministério da Cultura, Grupo DME e Mineração Curimbaba. 

O tema desta edição é “A Imortalidade na Literatura – O Legado dos nossos escritores imortais” e já está confirmada a participação de grandes nomes da literatura nacional e internacional como Nélida Piñon, Ariano Suassuna, João Ubaldo Ribeiro, Sérgio Paulo Rouanet, Eric Nepomuceno, o peruano Pedro Granados, o português Luis Miguel Rocha, o argentino Manuel Angel Cerda e o mexicano Juan Pablo Villalobos.

A Feira do Livro de Poços de Caldas é considerada a maior Feira do Livro do interior de Minas Gerais e a segunda mais importante do Estado. Ao lado do Festival, a feira já recebeu nomes consagrados como Ferreira Gullar, Laurentino Gomes, Rubem Alves, Luís Fernando Veríssimo, Zuenir Ventura, Frei Betto, Ignacio de Loyola Brandão e MV Bill, entre outros, além da escritora holandesa Franca Treur, na última edição. Para Gisele Corrêa Ferreira, o Flipoços é a realização de um sonho: “Sempre gostei de literatura e minha vontade era trazer para a população de Poços de Caldas e região a possibilidade de conhecer escritores renomados e suas obras. É a melhor forma de incentivar a leitura e ampliar o conhecimento. O retorno de público, de vários Estados, tem mostrado que estou no caminho certo”. 

Pela primeira vez será realizada a Mostra de Cinema Flipoços, com a exibição de filmes baseados nas obras dos Imortais, como Ariano Suassuna (“Auto da Compadecida”) e João Ubaldo Ribeiro (“Deus é Brasileiro), além da participação de atores e diretores dos filmes. Outra novidade será a mesa “Literatura e Mente”, com o neurocirurgião e escritor Edson Amâncio, autor de “O homem que fazia chover”, da Editora Barcarolla, e “ Diário de um médico louco”, da Letra Selvagem.

A Mesa Literatura Latino-americana terá as presenças dos escritores Eric Nepomuceno (jornalista e correspondente na Argentina, México e Espanha) e Antonio Torres, com obras traduzidas em vários países. Eles mediarão a conversa com o escritor peruano Pedro Granados, Ph.D em Literatura e Linguagem Hispânica. Escritor participante de diversos festivais internacionais de literatura hispânica, é atualmente professor da UNILA – Universidade de Integração Latino Americana, de Foz do Iguaçu. 

Outras mesas programadas são Crítica Literária e Literatura e Futebol, esta última com a presença do escritor Marcos Eduardo Neves autor do livro “Nunca houve um homem como Heleno”, obra transformada recentemente em filme estrelado pelo ator Rodrigo Santoro.

A mesa Literatura Internacional será composta pelos escritores Luis Miguel Rocha (Portugal) autor do best-seller “O Último Papa” e com lançamento previsto no Flipoços 2013 do livro “A Filha do Papa”; Manuel Angel Cerda, escritor Argentino, poeta novato e que participará pela primeira vez de um Festival Literário no Brasil; Juan Pablo Villalobos (México) autor do romance Fiesta en la madriguera (Anagrama, Espanha), publicado no Brasil como Festa no Covil (Companhia das Letras), traduzido para 14 idiomas

Na programação de oficinas e cursos, destaque para o minicurso sobre a “Geração Beat”, ministrado pelo escritor Claudio Willer, baseado no seu livro do mesmo nome, da Editora L&PM Pocket. O curso vai abordar a formação da beat e seu histórico: sua importância e influência; a superação da dicotomia poeta olímpico – poeta maldito; o impacto político; leituras, atualização literária; a Nova Visão; os beats e a marginalidade. 

Extraído do sítio Panorama Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.