4 de setembro de 2013

LIVRO RETRATA GARIBALDI NA AMÉRICA LATINA E O MITO GAÚCHO

"Garibaldi na América do Sul: o mito do gaúcho", do jornalista e cientista político Gianni Carta, será lançado em setembro pela Boitempo Editorial, com eventos em São Paulo, Porto Alegre e Rio de janeiro. 

Giuseppe Garibaldi compreendeu o valor do jornalismo moderno e da literatura romântica como armas políticas e as utilizou como tais para construir a imagem do “herói de dois mundos”. Essa é uma das teses centrais do livro Garibaldi na América do Sul: o mito do gaúcho, do jornalista e cientista político Gianni Carta, que será lançado em setembro pela Boitempo Editorial. 

O livro, resultado de oito anos de pesquisa, em seis países (Itália, Brasil, França, Grã-Bretanha, Argentina e Uruguai), procura mostrar como Garibaldi se tornou um personagem histórico mundialmente famoso contando para isso com a ajuda de importantes figuras políticas da época, jornalistas, escritores e vestimentas com as quais é apresentado até hoje: ponchos, boinas negras e camisas vermelhas.

Além de apresentar o resultado de sua pesquisa sobre como se deu essa construção, Gianni Carta analisa também como a imagem do herói de dois mundos sobreviveu tanto no Brasil como em outros espaços reais e imaginários por onde Garibaldi transitou. 

Traduzido por Flávio Aguiar e Magda Lopes, com prefácio de Luiz Gonzaga Belluzzo, o livro faz um trabalho arqueológico sobre as referências que influenciaram Garibaldi e ajudaram a construir o mito: a influência militarista de Giuseppe Mazzini, o jornalismo de Giovanni Cuneo e Luigi Rossetti, as entusiásticas descrições de Alexandre Dumas e outros autores, como aponta resenha de Flávio Aguiar. A obra também acompanha o desenrolar de acontecimentos históricos como a Revolução Farroupilha e o processo da unificação italiana, na segunda metade do século XIX.

Gianni Carta, que atualmente mora na França, estará no Brasil na primeira quinzena de setembro para eventos de lançamento em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro. 

Em São Paulo, o lançamento será no dia 4 de setembro, às 18h30min, na Livraria Cultura (Avenida Paulista, 2073). No dia 9 de setembro é a vez de Porto Alegre. Na capital gaúcha, o evento ocorrerá também na Livraria Cultura, no Bourbon Shopping Country (Rua Túlio de Rose, 80). Por fim, no dia 11 de setembro, Gianni Carta estará no Rio de Janeiro, lançando o livro na Livraria da Travessa, Ipanema (Rua Visconde de Pirajá).

* Originalmente publicado em CartaCapital.

Extraído do sítio Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.