4 de setembro de 2013

PINTORES DE MOSCOU COMEMORAM DIA DA CIDADE - Armen Apresyan

"A Ponte Borodinsky", T. Kupreyanova, 2013

As ruas centrais de Moscou e ruelas tranquilas, arranha-céus dos tempos de Stalin e pátios acolhedores. Com a exposição "Moscou e moscovitas" a União dos Artistas da Rússia, baseada em Moscou, abre a temporada de exposições de outono de 2013.

"Os horizontes de Moscou", O. Matuschak, 2013
Cerca de duzentos quadros e desenhos estão apresentados na exposição, inaugurada na véspera do Dia da cidade no salão de exposições da União dos Artistas de Moscou na rua Begovaya. Obras de artistas jovens, bem como de já famosos e bem conhecidos, feitas em diferentes estilos – desde o realismo acadêmico até o impressionismo e pintura primitiva, – estão unidas por um tema: são todas dedicadas à capital russa. São paisagens urbanas e pinturas de gênero com cenas da vida em Moscou, retratos de moscovitas, naturezas-mortas coloridas e paisagens de subúrbios de Moscou.

"A Ponte Borodinsky", M. Smakhtina, 2013
A União dos Artistas de Moscou foi organizada em 1932, num momento em que na União Soviética estava decorrendo uma campanha para eliminar os sindicatos criativos independentes e associações de arte e centralizar o gerenciamento de artistas. A primeira União incluiu os melhores artistas russos da primeira metade do século XX: Konstantin Yuon, Gueorgui Ryazhskiy, Alexander Deineka, Aristarkh Lentulov, Ilia Mashkov e muitos outros. Suas obras são, com todo o direito, parte do fundo de ouro da pintura russa e estão representadas nos principais museus da Rússia, e os nomes são conhecidos de amantes da arte em todo o mundo.

"Moscou", M. Bondyrev, 2013
Na exposição "Moscou e moscovitas" torna-se evidente que as tradições estabelecidas pelos fundadores da União dos Artistas de Moscou, hoje, ainda são fortes. Não é preciso ser um conhecedor de pintura, para ver os motivos familiares dos clássicos do passado. Além disso, ao entrar no salão de exposição, o visitante como que cai para fora do contexto temporal: imagens assim poderiam ser expostas nos anos 1970 e 80. O tema, a composição, a cor – tudo permanece inalterado.

"Em Moscou", E. Romashko, 2013
É claro que dentro de estilos tradicionais de pintura é bastante difícil encontrar algo novo (provavelmente isso nem é preciso), mas o nível de mestria de alguns participantes da exposição deixa muito a desejar.

"A Quinta Velha", D. Malevanny, 2013
Outra particularidade de muitas pinturas – elas parecem ter sido feitas sem um propósito, como se os autores não tivessem pensado de todo em qual será o destino de suas obras após aplicado o último toque. Hoje em dia é extremamente raro encontrar uma tal demonstração de liberdade interna do artista, que pinta como ele vê e sente, não tentando satisfazer e agradar ao público.

"A Praça Slavyanskaya", V. Inchin, 2013
Podemos ter opiniões diferentes da criatividade dos expositores, mas os organizadores conseguiram criar uma seleção representativa de pintura realista não comercial da Rússia de hoje. E só o tempo dirá se a antiga glória da União dos Artistas de Moscou ficou para trás.


"Ordynka", A. Druzhinina, 2012
Extraído do sítio Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.