7 de setembro de 2013

UNIFAE LANÇA MAIOR BIBLIOTECA DIGITAL DA AMÉRICA LATINA - Fabiana Cardoso

A Unifae passa a contar com um acervo formado por cerca de 64 milhões de arquivos digitais


O Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino – FAE, com sede no município de São João da Boa Vista, estado de São Paulo, é uma instituição de ensino municipal, iniciada em 1961 com a criação da Faculdade de Ciências Econômicas de São João da Boa Vista.

E neste mês a Universidade tem muito a comemorar, já que lançou a Biblioteca Digital da Unifae com um acervo formado por cerca de 64 milhões de arquivos digitais, como teses, dissertações, artigos, livros e vídeos - todos em texto completo, abertos e gratuitos. 

A nova biblioteca digital oferecerá aos alunos e alunas da Unifae a produção científica de mais de 1.600 universidades e centros de pesquisa de 63 países. 

O projeto se tornou possível através da inserção da pós-graduação da Unifae no Open Archives Initiative, um consórcio internacional formado por renomadas instituições como, por exemplo, as universidades de Harvard, Oxford, Cambridge, Université de Paris, Universidade do Minho, como também pela USP, UNCAMP, UNB, UFMG, Senado Federal e Conselho Nacional de Justiça. Importantes acervos institucionais, como a Open PubMed, Scielo, Redalyc e Bibliotecas Nacionais da França, Portugal e Espanha, também estão integrados. Em um único sistema, simples e intuitivo, os alunos da Unifae e a comunidade poderão buscar e baixar gratuitamente todo o universo do conhecimento gerado e disponibilizado por estas instituições de pesquisa e cultura que operam em parceria. 

Toda a infraestrutura tecnológica da Biblioteca Digital foi desenvolvida pela Phorte Inovação, departamento de inovação do Grupo Phorte, parceiro da UniFae nos novos cursos de pós-graduação. A Phorte Inovação acumula sete anos de pesquisas aplicadas a tecnologias de educação superior e é pioneira na América Latina na tecnologia de Open Archives. O Prof. Giovanni Eldasi, coordenador científico deste departamento, aponta que o acervo será especialmente útil como fonte para a elaboração dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) da graduação e pós-graduação da Unifae. 

A Biblioteca Digital da Unifae já está disponível no portal da pós-graduação (http://www.posunifae.com.br/biblioteca/). 

Extraído do sítio Portal Segs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.