25 de setembro de 2013

ESTUDO: PASSAR MUITAS HORAS SENTADO PODE LEVAR À DEPRESSÃO - Daniel Cerejo

Estudo sugere uma relação entre número de horas que se passa sentado e depressão
Foto: Phillie Casablanca/Flickr
Investigadores na Austrália estudaram a relação entre o tempo que se passa sentado e a falta de exercício, com a saúde mental. Chegaram à conclusão de que estes fatores podem contribuir para um estado de depressão.

Um estudo levado a cabo por investigadores das universidades de Victoria e de Queensland, na Austrália, demonstra que quanto mais horas se passa sentado mais provável se torna desenvolver sintomas de depressão.

A investigação, publicada no "American Journal of Preventive Medicine" (AJPM), seguiu 8950 mulheres, entre os 50 e os 55 anos, e analisou os inquéritos a que estas responderam, de três em três anos, com início em 2001 e fim em 2010 (2001, 2004, 2007, 2010).

O objetivo era saber, de cada uma das inquiridas, os níveis de exercício físico, o tempo que passavam sentadas - para isso foram agrupadas em três períodos de tempo (quatro horas ou menos por dia, quatro a sete horas por dia, ou mais de sete horas por dia) -, bem como a existência de quaisquer sintomas depressivos.

Muito tempo na cadeira e no sofá é "perigoso"

O estudo acabou por concluir, pelas respostas obtidas ao logo do período de análise, que as mulheres que passavam mais de sete horas por dia sentadas tinham 47% de maior risco em adquirir sintomas de depressão, quando comparadas com as mulheres que passavam, por dia, quatro horas, ou menos, sentadas.

Numa situação mais crítica - com 99% de risco de desenvolver aqueles sintomas - estariam aquelas que não faziam qualquer exercício físico, em comparação com as mulheres que seguiam algum plano de atividades. Por fim, como seria de esperar, aquelas que passavam mais de sete horas sentadas, por dia, e não faziam qualquer exercício, representavam o grupo de maior perigo, em que as hipóteses de entrar em depressão triplicavam em comparação com qualquer outro grupo.

Extraído do sítio Jornalismo Porto Net.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.