6 de setembro de 2013

CULTURA É PRINCIPAL ATIVIDADE DO ESTRANGEIRO NO BRASIL


Pesquisa encomendada pela Embratur mostra que o turista que veio ao País para a Copa das Confederações, em junho, entre um jogo e outro, optou por visitar museus, monumentos e bairros históricos. Nos horários vagos a principal atividade de lazer do turista que veio para a competição foi cultural. Bairros históricos foram procuradas por 50,8 % dos estrangeiros. Em segundo lugar, com 39,5%, estão os museus, casas de cultura e exposições. Cerca de 39% dos estrangeiros optaram por passeios em monumentos. Os shows foram assistidos por 15,5%.

“O resultado dessa pesquisa revela que é correta nossa aposta na divulgação da cultura brasileira no exterior como forma de aumentar o interesse por nosso país. A pesquisa comprova que há grande interesse, inclusive no público aficionado por futebol, pela cultura brasileira”, afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino.

De acordo com a pesquisa, conhecer bairros e regiões históricas foi o lazer preferido de 74,1% dos turistas que foram a Recife; de 62,5% dos que foram a Belo Horizonte; e de 58,2% dos que foram a Salvador. Já museus, casas de cultura e exposições foram a escolha de 69,4% dos que foram a Brasília; 55,7% dos que foram ao Rio de Janeiro; e 55,4% dos que foram a Belo Horizonte. Monumentos foram visitados, no Rio de Janeiro, por 58% dos estrangeiros; em Belo Horizonte, por 55,4%; e, em Salvador por 40,5%. Os shows foram mais procurados pelos turistas em Fortaleza (40%) e Salvador (24,1%).

A pesquisa, feita com 453 entrevistados durante os dias da Copa das Confederações 2013, reforça a aposta da Embratur em ações culturais. Em setembro, será lançado edital no valor de cerca de R$ 3 milhões, para que estados e municípios apresentem projetos de divulgação das festas. Já em agosto, a Embratur deu início a uma série de ações promocionais das Festas Juninas. “Temos de aproveitar a coincidência entre a Copa do Mundo e o mês de junho para divulgar mundialmente as festas de Santo Antonio, São João, São Paulo, São Pedro e São Marçal, diversificando a imagem que o público estrangeiro tem da cultura brasileira”, comenta Dino.

A série de ações foi lançada neste mês em Roma, com uma apresentação na Praça Navona do grupo Boi de Morros. “A autenticidade do folclore brasileiro, especialmente de grupos de bumba-meu-boi, surpreendeu os europeus. Os italianos e os demais turistas que aqui estiveram, ficaram sabendo que o Brasil tem outras belas celebrações além do réveillon e do Carnaval”, conta a coordenadora de Produtos e Destinos da Embratur, que acompanhou a ação, Delma de Andrade.

Na mesma linha, o Ministério da Cultura lançou um edital, com inscrições abertas até o próximo dia 23 de setembro, que escolherá atrações culturais que se apresentarão durante a Copa do Mundo 2014. Os vencedores irão se apresentar durante as fan fests, apresentações públicas dos jogos, em telão, que serão organizadas pela Fifa. “É uma iniciativa importante, porque estimula o estrangeiro que está naquela cidade-sede onde ocorre a fan fest a visitar outras cidades e realizar outras atividades culturais”, finaliza Dino.

Extraído do sítio BrasilTuris

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.