5 de setembro de 2013

UM PORTUGUÊS A PROMOVER O GOSTO PELA LEITURA EM TIMOR-LESTE


O português Tiago Franco comanda uma campanha de solidariedade para a formação de uma biblioteca no suco – ou municipalidade – de Suai Loro, na costa sudoeste de Timor-Leste.

“Tiagó, Tiagó” – é aos gritos com sorrisos rasgados que o português Tiago Franco é recebido por todos os habitantes que vivem no suco – ou municipalidade – de Suai Loro, na costa sudoeste de Timor-Leste, onde trabalha para uma organização não governamental junto à Cooperação Portuguesa.

Homens, mulheres, jovens e crianças, todos cumprimentam “Tiagó”, de 37 anos, que chegou a Timor-Leste há quase oito meses e foi viver para o Suai, 175 quilómetros a sudoeste de Díli, uma distância que se percorre em sete horas, mas que nos transportes públicos timorenses pode levar mais de meio dia.

Uma casa tradicional do suco de Suai Loro, a 175 quilómetros a sudoeste da capital Díli, em Timor-Leste.

Confrontado com as necessidades da população, nomeadamente dos mais jovens que carecem de informação para o seu desenvolvimento, Tiago Franco juntou-se ao chefe de suco de Suai Loro, Martinho Mendonça, e decidiu desafiar os portugueses e timorenses a ajudarem a criar uma biblioteca na localidade.

Assim, lançou a campanha de solidariedade intitulada Biblioteca e Sorrisos para Suai Loro. Esse é o mote da campanha: “Vamos ajudar as crianças e o povo timorense!”

“O objetivo fundamental será abrir uma biblioteca no centro comunitário no suco de Suai Loro para promover a aprendizagem e o desenvolvimento da Língua Portuguesa e proporcionar um maior contacto e o gosto pela leitura”, afirmou à Agência Lusa Tiago Franco.

Segundo Tiago Franco, o resultado é tentar “proporcionar um aumento de competências e transmitir conhecimentos que vão ser uma mais-valia no futuro para o desenvolvimento daquela comunidade”.

Ao mesmo tempo, a ideia, segundo Tiago Franco, é “dinamizar a biblioteca através da formação informal aos habitantes daquele suco e promover a Língua Portuguesa”.


O objetivo da biblioteca é fomentar a educação informal e o ensino da Língua Portuguesa e dos conhecimentos tradicionais na comunidade timorense.

Campanha de livros para uma biblioteca em Suai Loro 

A campanha pretende recolher livros de histórias infantis e juvenis, dicionários e gramáticas de Língua Portuguesa, artigos escolares e material didático, e até brinquedos e bolas de futebol, que, além do centro comunitário de Suai Loro, vão ser distribuídos por escolas e zonas de maior isolamento.

Os donativos podem ser entregues no centro comunitário de Suai Loro, em Timor-Leste. Em Portugal, vários espaços para entrega estão à disposição: a Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas (Distrito de Lisboa), o Instituto Militar dos Pupilos do Exército (em Lisboa), a Associação Cultural dos Amigos de Martinchel (em Abrantes) e a Juventude Inovadora com Atitude (em Constância) – as duas últimas duas localidades no Distrito de Santarém.

O blogue da campanha e os contactos com Tiago Franco estão no endereço:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.