10 de setembro de 2012

SÃO LUIS: PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE CELEBRA 400 ANOS

A capital maranhense, fundada por franceses em 1612, guarda riquezas naturais e culturais. 

A cidade é dona do maior acervo de arquitetura colonial portuguesa fora de Portugal. Foto: Divulgação/Governo do Maranhão
SÃO LUÍS – A capital do Maranhão comemora neste sábado (8), 400 anos de fundação. São Luís possui o maior acervo de arquitetura colonial portuguesa fora de Portugal. Até hoje, a cidade é fonte de inspiração para escritores e poetas.

Fundada por franceses em 1612, colonizada por portugueses, e invadida por holandeses, a capital do Maranhão recebeu o nome em homenagem ao rei francês Luís XIII. Resultado da mistura de muitas culturas e etnias, São Luís guarda traços dessas culturas em sua arquitetura, costumes e manifestações populares que caracterizam e identificam a cidade.

Com 400 anos de história, a pequena província cresceu e se tornou uma grande cidade. Berço de poetas e de artistas, terra de um povo ímpar e trabalhador, a riqueza do patrimônio cultural, mesclada às potencialidades naturais fez de São Luís uma importante capital para o Brasil e para o mundo.

Turismo

A riqueza cultural, aliada ao crescimento e urbanização de São Luís, vem chamando a atenção de milhares de turistas de todo os lugares do mundo que visitam a cidade. Os visitantes são curiosos para conhecer os patrimônios arquitetônicos e imateriais da cidade.

Os frutos do mar se destacam na gastronomia ludovicense. Foto: Divulgação/São Luís – Convention & Visitors Bureau
O turismo, que além de destacar a cidade no cenário mundial, fortalece a economia local, movimentando a rede hoteleira, os restaurantes e setor de serviços de maneira geral. Quem visita São Luís quer conhecer a suntuosidade dos prédios históricos e de diversidade arquitetônica; quer conhecer as belezas da natureza litorânea e saborear a peculiaridade do tempero; quer apreciar a riqueza dos costumes, artes e tradições.

Pela riqueza histórica e natural, São Luís encanta tanto quem chega, quanto os próprios ludovicenses (quem nasce em São Luís).

O bumba meu boi é uma das manifestações populares marcantes da cultura de São Luís. Foto: Divulgação/São Luís – Convention & Visitors Bureau
Cultura

Tombada pela UNESCO em 1997, como Patrimônio Cultural da Humanidade, a cidade acumula muitos títulos e epítetos. Conhecida como Atenas Brasileira, Cidade dos Azulejos, capital brasileira do Reggae, Ilha do Amor, São Luís se destaca pelo número de casarões ornamentados com azulejos oriundos de várias regiões da Europa.

As manifestações populares marcantes da cultura maranhense encantam com suas tradições e rituais. O bumba meu boi – Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil – o Tambor de Crioula e o Tambor de Mina também são verdadeiros espetáculos da mágica e encantadora ilha do amor.

Vários nomes da literatura, da poesia, da música e do teatro nasceram na capital e em suas obras eternizaram São Luís, divulgando por meio da arte a beleza, o povo e as lendas ludovicenses para o mundo.

São Luís tem o segundo porto mais profundo do mundo. Foto: Divulgação/Governo do Maranhão
Desenvolvimento

De acordo com o IBGE, em 2010 a cidade já contabilizava mais de 1 milhão de habitantes. Em 2012, ano do quarto centenário, esse número se elevou. O crescimento populacional está relacionado a outro fator que ratifica o desenvolvimento da capital: a crescente expansão do setor industrial.

A instalação de grandes corporações e empresas de diversas áreas deve-se à posição geográfica e seu litoral. A localização deixa São Luís mais próximo dos grandes centros importadores de produtos brasileiros, como a Europa e Estados Unidos.

Um dos maiores ícones da vitalidade econômica de São Luís é o Porto do Itaqui, segundo mais profundo do mundo e um dos mais sofisticados, movimentados e estruturados para o comércio exterior do País.

Extraído do sítio Portal da Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.