7 de setembro de 2012

EUROPA QUER ERRADICAR ANALFABETISMO

Foto: Chad Miller
A União Europeia acredita que o analfabetismo pode ser erradicado na Europa. O objetivo é fazer com que cada europeu saiba ler e escrever. “Não podemos aceitar menos de 100% de alfabetizados”, afirmaram o comissário europeu para a Educação Androulla Vassiliou e a princesa holandesa Laurentien, em uma declaração conjunta. Laurentien é presidente do grupo europeu de especialistas na área de alfabetização.

Quinta-feira (6), em Nicósia, Chipre, este grupo criado pela Comissão Europeia apresentará suas descobertas e recomendações sobre como combater o analfabetismo. Os especialistas acreditam que, em especial, deve haver mais ênfase para a leitura e que o material tem de ser acessível tanto no papel como online. Para isto, é preciso que sejam criadas bibliotecas também em lugares inusitados, como por exemplo em shopping centers.

O grupo de especialistas também pleiteia por melhor ensino nas áreas da leitura e escrita. Além disso, o abismo entre crianças pobres e ricas e entre meninas e meninos precisa desaparecer. Vassiliou e Laurentien destacaram que saber ler e escrever é essencial na sociedade moderna, “mas ainda existe uma porcentagem muito alta de europeus, aproximadamente 75 milhões de adultos, que não têm capacidade suficiente para ler e escrever.

Entre os jovens de 15 anos, um em cada cinco não lê bem e esta situação não melhorou muito nos últimos dez anos. Na Holanda, país que se destaca entre os melhores da União Europeia neste setor, foi registrada uma ligeira queda no analfabetismo, passando de 15,1% em 2006 para 14,3% em 2009. “Mas, não temos motivo para comemorar”, concluíram Laurentien e Vassiliou.

Extraído do sítio IEDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.