11 de agosto de 2012

MUSEU DE ARTE DE PONCE: UMA JÓIA DO CARIBE - Kara Lysandra Ross

‘’Junho flamejante’’ por Lord Frederic Leighton, 1895 a.C., óleo sobre tela, 119 x 119 cm. (Cortesia do Museu de arte de Ponce, Porto Rico, Fundação Luís A. Ferré, Inc.)
O museu de arte pouco conhecido de Porto Rico possui coleções de arte surpreendentemente importantes

Apesar de Porto Rico ser conhecido como "a jóia do Caribe" por sua boa comida, o clima quente e as praias de areia, não é muitas vezes visto como um destino para arte europeia.

No entanto, no coração de sua segunda maior cidade, o Museu de Arte de Ponce é o lar de uma coleção muito importante.

Apesar do tamanho relativamente pequeno do edifício, o acervo é composto por mais de 4.500 obras de arte.

As suas paredes estão decoradas com quadros como a pintura icônica do Senhor Leighton, "Junho Flamejante", "O Sono do Rei Arthur em Avalon" de Edward Burne-Jones, e os estudos completos da série "Briar Rose", bem como “Le Collier de Perles" e "Loin du Pays" de William Bouguereau.

‘’Viúva romana’’ (Dîs Manibus) por Dante Gabriel Rossetti, 1874, óleo sobre tela, 103,7 x 91,2 cm. (Cortesia do Museu de Arte de Ponce, Porto Rico, Fundação Luís A. Ferré, Inc.)
Continuando em torno do museu você irá encontrar grandes obras de William Holman Hunt, John Evert Millais, Frederick Sandys, Dante Gabriel Rossetti, Gustave Doré, James Tissot, Jean-Leon Gerome, Jusepe de Ribera, e Konstantin Makovsky.

Outros artistas incluídos neste museu são Sir Anthony Van Dyck, Sir Peter Paul Rubens, o "Carpeaux" de Jean-Baptiste, Elisabeth Louise Vigée-Le Brun, bem como muitas outras obras fantásticas de artistas menos conhecidos.

Com uma coleção tão importante, é surpreendente que mais turistas não tenham ouvido falar deste museu e os visitantes mais não tirem proveito deste tesouro de arte.

O fundador do museu, Luís A. Ferré viajou pela primeira vez para Europa em 1950, onde se apaixonou por pinturas e esculturas europeias. Em 1956, ele começou sua própria coleção.

Ele queria permitir que todo o povo de Porto Rico tivesse acesso a obras de alta qualidade que a maioria dos moradores nunca iria desfrutar de outra forma.

Ele começou a colecionar com esta grande visão em mente e seus sonhos foram realizados para além das suas expectativas.

O museu já emprestou muitos de seus trabalhos para importantes museus em todo o mundo e tornou-se parte da herança da ilha.

Embora a coleção do museu se estenda desde o Renascimento até o presente, Ferré se apaixonou com o que foi considerado na década de 1950 até os anos 1980 como arte "fora de moda", a arte clássica do século XIX.

Principais artistas da época incluem artistas como Frederick Lord Leighton, William Bouguereau, e muitos dos outros nomes listados acima.

Na época, as maiores obras do período poderia ser comprado por apenas alguns milhares de dólares ou menos. Durante a década de 1980, esse período da pintura começou a atrair mais a atenção de colecionadores e hoje muitos destes artistas são considerados mestres ao lado de artistas dos séculos anteriores, como Rembrandt, que era ao mesmo tempo também um pintor esquecido.

‘‘Le Collier de Perles’’ por William Bouguereau, 1868, óleo sobre tela, 55 x 45.5 cm. (Cortesia do Museu de Arte de Ponce, Porto Rico, Fundação Luís A. Ferré, Inc.)
Embora suas escolhas tenham sido fora de moda na época, Ferré confiou em seus instintos e teve a clarividência de montar um museu de classe mundial de pintores esquecidos que foram trazidos à luz pública.

Como a reputação e o amor destes artistas estão se expandindo a cada ano, e sua re-apreciação sendo ainda recente na história, não há dúvida de que a fama e reputação do museu irá crescer à medida que mais e mais pessoas se tornem conscientes de sua importância, não só para Porto Rico, mas o mundo.

Você pode encontrar mais informações sobre o Museu de Arte de Ponce em sua página oficial.

* Kara Ross Lysandra é o diretora de operações do Centro de Recuperação de Artes e uma especialista em pintura européia do século XIX.

Extraído do sítio The Epoch Tomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.