29 de fevereiro de 2012

CONHEÇA OS ESTÚDIOS INTERNACIONAIS DE CINEMA DE HENGDIAN, OS MAIORES ESTÚDIOS DA CHINA

Hengdian faz parte da província Zhejiang, no sul da China. Perto de Hengdian, a uma curta distância de 36 quilômetros, encontramos outra cidade, Yiwu, famosa por produzir toda uma série de produtos e bugigangas que são vendidas um pouco por todo o mundo. Hengdian não chega ao Cinemania, no entanto, devido à sua vizinhança, mas sim porque aí se encontram os famosos Estúdios de Hengdian. Com cerca de 495 mil metros quadrados de área, estes estúdios são os maiores do país e até da Ásia, motivo pelo qual foram considerados a "Hollywood da China" pela revista norte-americana "Hollywood Reporter".


Até ao momento, o investimento feito na construção deste enorme complexo de estúdios de filmagem já alcançou os 3 bilhões yuans, cerca de 5 milhões de dólares. O negócio é controlado por investidores privados e está sob gestão do Grupo Hengdian, fundado em 1975 por Xu Wenrong, o atual presidente da companhia. O estúdio é composto por 13 áreas de filmagens. A "Rua de Guangzhou" foi o primeiro local construído, no ano de 1996, para servir de cenário do longa "A Guerra de Ópio", dirigido por Xie Jin, um famoso diretor chinês nascido na década de 20 do século passado.



"A Guerra de Ópio" passa-se na dinastia Qing e tem como pano de fundo a primeira guerra de ópio, ocorrida entre os anos 1840 e 1842. A trama segue Lin Zexu, um político e ideólogo chinês, que é considerado um herói nacional por liderar a tentativa de proibição do contrabando de ópio em Guangzhou, capital da província de Guangdong, no sul da China. A "Rua de Guangzhou" ocupa cerca de 200 mil metros quadrados de terreno e exibe réplicas de edifícios chineses típicos da época da guerra. Além de "A Guerra de Ópio", foram gravados no mesmo local mais de 100 outros filmes e telenovelas cuja ação decorre no mesmo período.


A Rua de Guangzhou é apenas uma das muitas zonas do estúdio. Há ainda a Rua de Hong Kong , a zona das Casas populares das dinastias Ming e Qing e o Templo Budista. Estes cenários acabam por ser representativos de milhares de anos de história chinesa e evidenciam as diferenças nas técnicas de construção entre o norte e o sul. Especialmente impressionante é o Palácio Imperial Qin (a primeira dinastia chinesa, há dois mil anos atrás). Esse local de filmagem foi construído em 1997 e é um dos três maiores cenários do estúdio, ultrapassando os 110 metros quadrados. Aí foram já dirigidos diversos filmes e telenovelas bem conhecidas, tanto entre os cinéfilos chineses como entre os estrangeiros. Como exemplos podemos citar os filmes "Herói", dirigido por Zhang Yimou em 2002 ou "Reino Proibido", que foi produzido em 2008 e conta com Jet Li e Jackie Chan. A série televisiva do canal TVB, de Hong Kong, "A Step Into The Past", produzida em 2001, foi também aí rodada.



Além destas 13 áreas de características típicas chinesas, foram também construídos no local, em 2000, dois estúdios internos de grande escala. Um desses estúdios possui 1944 metros quadrados de área sendo o maior estúdio do país. As instalações modernas facilitam os trabalhos durante as filmagem e atraíram, devido a isso, famosos diretores e atores que aí escolheram realizar seus projetos. Até agora, os Estúdios Internacionais de Hengdian foram usados por mais de 200 equipas de filmagem que produziram cerca de 4000 trabalhos na área do audiovisual, entre filmes e telenovelas. Estes números ultrapassam os de todos os outros estúdios do país.


Atualmente, os estúdios concentram 305 produtoras cinematográficas do país. No local são organizados o Festival Internacional de Cinema para Crianças e a Exposição Cinematográfica e Telenovelas da China. A popularidade da sétima arte ajuda a impulsionar o desenvolvimento turístico local. No início do século 21, os estúdios foram considerados pela Administração Nacional do Turismo como um dos pontos turísticos de qualidade AAAAA (a classificação superior em qualidade de turismo da China). Segundo dados estatísticos de 2007, cinco milhões de visitantes visitaram Hengdian. Em 2010, esse número subiu até 8,4 milhões de pessoas, o que coloca a região no quarto lugar do ranking dos cem pontos turísticos mais populares da China.



Dentro do estúdio, a representação não é uma tarefa da exclusiva responsabilidade de atores profissionais. Os visitantes podem alugar diversos acessórios e trajes e experimentar entrar no mundo da sétima arte em diversos cenários. Esta medida fortaleceu o turismo nos estúdios e o número de visitantes subiu. Com tanto para ver e tanto para fazer, uma visita a Hengdian é garantia de um momento bem passado, especialmente para os fãs do mundo do cinema e da televisão!




Extraído do sítio da CRI - Rádio China Internacional 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.