13 de janeiro de 2012

25 CURIOSIDADES DA RÚSSIA VISTAS SOB A ÓTICA DE UM BRASILEIRO - Liubov Kitsay

O brasileiro Vinicius Lopes, professor de inglês que passou vários meses na Rússia, listou 25 fatos curiosos sobre o país.



1. O Ano Novo é o feriado mais importante do país, quando os russos enfeitam suas casas com decorações tradicionais do Natal, como árvores, pisca-pisca e velas. O Natal também é comemorado, mas no dia 7 de janeiro, seguindo as tradições do cristianismo ortodoxo.

2. Ninguém trabalha durante 10 dias após o Ano Novo, pois é feriado nacional, e essa folga não é incluída nos 28 dias de férias anuais. Os principais feriados nacionais são: Dia da Vitória (quando a vitória sobre o nazismo em 1945 é celebrado), Dia da Mulher e Dia da Constituição.

3. As mulheres na Rússia estão sempre vestidas com muito brilho, coloridas, cheia de detalhes e acessórios. Parece que há um conflito entre a era soviética e a influência da cultura moderna dos EUA. Elas tendem a andar na moda, mas às vezes exageram em cosméticos e joias, parecendo "peruas".

4. Os russos são desconfiados. Eles estão sempre esperando ser enganados, atitude que pode deixar a atmosfera tensa. No entanto, quando percebem que não há motivo para suspeita, se tornam muito simpáticos e hospitaleiros.

Vinicius Lopes na Praça Vermelha
Foto: Arquivo pessoal
5. Os russos desgostam de qualquer coisa que envolva policiais. A polícia é considerada subornável e desonesta. Qualquer um pode ser vítima da polícia, porque eles têm poder e não são lá muito justos.

6. Os carros possuem volantes normalmente no lado esquerdo, mas você pode ter um carro com volante no lado direito. Isso acontece porque há uma importação enorme de carros japoneses (especialmente no leste da Rússia), que são configurados assim.

7. Vi um monte de acidentes de carro no país. Há um canal de TV que só transmite notícias sobre acidentes de trânsito. Para dizer a verdade, os motoristas lá são bastante imprudentes.

8. A gasolina custa cerca de 1 dólar por litro.

9. Há muitos trólebus (ônibus elétricos) e bondes na Rússia. Eles representam grande parte do sistema de transporte público do país.



10. A comida tradicional é muito saudável: comem-se muitos legumes - batata, repolho, cenoura, cereais, saladas. Apesar de a cozinha russa não ser muito rica em molhos, é deliciosa. O prato mais comum é o chamado "pelmeni", uma massa fina recheada com carne moída. Os pequenos pastéis são cozidos em água fervente.

11. A comida japonesa é muito popular na Rússia. Sushis e sashimis são muito mais facilmente encontrados que no Brasil.

12. Junto com o café, o chá é muito popular. Mesmo com muitos sabores variados, o chá preto puro é o mais consumido. Às vezes bebe-se chá também com leite.

13. O McDonalds é muito barato. Muito!

14. Existem muitas variedades de sucos. O suco de cereja é o mais interessante e o suco de laranja russo é delicioso.

Vinicius Lopes ao lado de uma vaca, um símbolo do típico café russo Mumu Foto: Arquivo pessoal
15. As portas da frente dos edifícios russos possuem travas especiais com código, onde existem dez botões. Para abrir a porta você precisa pressionar a senha de três botões. O sistema está sendo lentamente substituído por interfones.

16. A esmagadora maioria dos apartamentos é revestida de papéis de parede.

17. Os apartamentos são muito pequenos. É comum o quarto fazer as vezes de sala de estar.

18. Os banheiros são separados em dois cômodos, um para o chuveiro e um para o vaso sanitário. Os russos acham confortável terem os banheiros dessa maneira. As banheiras são muito populares também.

19. Cada apartamento tem um sistema de aquecimento central ligado em todos os cômodos, pois o frio é rigoroso no inverno. Os aquecedores são desligados no verão. Mas, na primavera, enquanto as estações estão mudando, às vezes faz calor demais com o aquecimento ligado.

20. Devido aos aquecedores internos, secar roupas é extremamente rápido.

21. A maior rede social on-line é o VKontakte, mais popular que o Facebook e o Twitter. No entanto, os russos também usam outras redes sociais mais comuns internacionalmente.

22. Russos normalmente não gostam da era soviética, mas eles gostam dos filmes da época.

Alla Pugatchova
23. A cantora mais popular da Rússia é Alla Pugatchova. Se você viajar para lá, vai vê-la na TV e ouvi-la no rádio com certeza. Ela tem 60 anos de idade, e 40 de carreira.

24. Não há muita diferença de sotaque na língua russa, toda a população do país utiliza mais ou menos o mesmo padrão de pronúncia e vocabulário.

Alfabeto cirílico
25. Eles usam o alfabeto cirílico. As letras têm desenhos diferentes, são bonitas. Uma combinação frequentemente engraçada de sons como "shka", é usada especialmente no final das palavras. Para um brasileiro, a língua é muito complexa e confusa, parece que foi feita para ser complicada. Ainda tenho muito o que estudar em russo!


Extraído do sítio da Gazeta Russa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.