20 de janeiro de 2012

GUIMARÃES, CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA I

Antena 1 - RTP

A cidade-berço da nacionalidade portuguesa viu, em 2007, a sua importância histórica reforçada, ao ter o Castelo de Guimarães eleito como uma das Sete Maravilhas de Portugal. Já antes disso, em 2001, o centro histórico de Guimarães tinha entrado na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.

O seu papel da formação da nacionalidade portuguesa foi sempre motivo de grande investimento turístico, que tem vindo ao longo dos anos sido suportado com uma vertente cultural, interligada ao seu rico patrimônio arquitetônico.

Em Guimarães, as praças e as ruas estreitas transpiram história e sobressai o lado pitoresco e popular em locais como a Praça de Santiago, a Praça da Oliveira e, principalmente, o florido Largo do Toural, centro incontornável nas visitas à cidade.

Castelo de Guimarães
Para além do Castelo de Guimarães, são vários os monumentos que devem, ser visitados, como o Paços dos Duques de Bragança, a Igreja de São Domingos, ou a Igreja de Serzedelo, entre outros.

Na vertente cultural o Palácio Vila Flor trouxe mais eventos e as festas populares assumem muita importância nesta cidade: como a Romaria Grande de S. Torcato, as Gualterianas ou as Nicolinas.

No patrimônio arqueológico é de salientar a Citânia de Briteiros, de cultura castreja, classificada como Monumento Nacional. Numa visita a Guimarães é também incontornável que se faça a viagem do teleférico, que liga o centro da cidade ao monte do Parque da Penha, de onde melhor se admira o Parque da Cidade. Na gastronomia são muitas as delícias a provar com destaque as Tortas de Guimarães e as Brisas da Penha.

A não perder: Ara de Trajano, Castelo de Guimarães, Citânia de Briteiros, Convento de Santa Clara, Convento de São Francisco, Estação Arqueológica da Penha, Estátua de D. Afonso Henriques, Igreja e Convento das Domínicas, Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, Igreja dos Santos Passos, Igreja de São Gualter, Igreja de São Domingos, Museu Alberto Sampaio, Museu Martins Sarmento, Moinhos de Briteiros, Mosteiro de Santa Marinha da Costa, Paço dos Duques de Bragança, Padrão do Salado, Palácio Vila Flor, Parque da Penha.



"Em 2012 Guimarães acolhe um grande encontro de criadores e criações - música, cinema, fotografia, artes plásticas, arquitetura, literatura, pensamento, teatro, dança, artes de rua. Em Guimarães vão cruzar-se os produtos artísticos imaginados e gerados pelos seus residentes com os que de toda a Europa afluirão à cidade. Ao longo de um ano, a cidade será promotora da diversidade cultural que caracteriza a Europa, dando a conhecer as suas manifestações culturais e acolhendo as de outros países.

Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura é um projeto catalisador do desenvolvimento da cidade e da região envolvente, que tem a cultura, na sua mais ampla acepção, como motor dessa transformação. Visa aumentar a qualidade de vida, contribuindo para a regeneração urbana, social e econômica da cidade, promovendo transversalmente o acesso à cultura e valorizando o território e o patrimônio coletivo. A vertente material do projeto, que se concretiza num vasto e ambicioso programa de regeneração urbana, já em curso sob a responsabilidade da Câmara Municipal de Guimarães, complementa o desígnio de valorização do capital simbólico da cidade e das suas gentes, o qual preside à programação da Capital Europeia da Cultura.

Brasão de Guimarães
Assente nos valores "Cidade", "Cidadania e Participação" e "Dimensão Europeia", o projeto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura é construído com três objetivos:

-Desenvolver o Capital Humano - Capacitar a comunidade local com novos recursos e competências humanas e profissionais, estimulando o seu ativo envolvimento no projecto;

-Criar uma Economia Criativa - Transformar a economia da cidade, a partir de um modelo de Economia Industrial, numa Economia Criativa, internacionalmente competitiva;

-Gerar uma nova Geografia dos Sentidos - Transformar um espaço de preservação passiva da memória num espaço de permanente oferta de novas e surpreendentes experiências culturais e criativas.

Dos objetivos estratégicos enunciados e valores que lhes são subjacentes - e em conformidade com os princípios que presidem a uma Agenda Europeia para a Cultura e ao próprio título de Capital Europeia da Cultura - resulta a missão do projeto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura:

Através de um forte envolvimento da comunidade, gerar uma vibrante energia criativa em Guimarães, contribuindo para a regeneração urbana, social e econômica da cidade, consolidando os seus recursos e oferta cultural e criando na memória e nas aspirações das pessoas uma nova dinâmica e uma alargada paisagem cultural, mudando a forma como estas vêem o mundo."


Fontes: Sítios da Antena 1- RTP, Wikipedia e Jornal de Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.