24 de janeiro de 2012

GUIMARÃES: CAPITAL EUROPÉIA DA CULTURA IV

Cerca de 60 mil pessoas visitaram Guimarães



A organização da Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 estimou este domingo que cerca de 60 mil pessoas visitaram no sábado a cidade para participar no arranque oficial da iniciativa.

Em declarações à Lusa, fonte da CEC disse que, ao longo de todo o dia, o largo da Oliveira e a praça Santiago receberam milhares de pessoas.

Só a exposição "Cartografias da memória e do quotidiano", que está patente na Sociedade Martins Sarmento e foi inaugurada no sábado pelo presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, recebeu 1.500 visitantes, acrescentou a fonte.

Já no largo do Toural, onde a companhia catalã "La Fura dels Baus" apresentou o espetáculo intitulado "Berço de Uma Nação", terá acolhido "cerca de 15 mil pessoas".

A mesma fonte referiu que "mesmo depois do espetáculo no Toural já ter terminado há mais de uma hora, continuava gente a chegar à cidade".

Já a cerimónia oficial de abertura da CEC decorreu no Pavilhão Multiusos, que lotou os seus cerca de 4.000 lugares.


Extraído do sítio Jornal de Noticias


Guimarães já vive sonho europeu - Secundino Cunha

Mesmo em tempos difíceis como os que vivemos, a cultura nunca é um bem menor", disse ontem o 1º ministro português na cerimônia de abertura da Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012. Pedro Passos Coelho desafiou a Cidade Berço a aproveitar a oportunidade para se afirmar "como um cluster cultural de referência".

Já o Presidente da República, que presidiu à sessão no Pavilhão Multiusos da cidade, lembrou que "a credibilidade de um país é um ativo da maior importância nas relações internacionais" e que "nos indicadores deste ativo estão a ciência e a cultura". Cavaco Silva referiu-se a Guimarães como uma cidade em que "o desenvolvimento não se fez à custa da herança histórica, em que o moderno não enjeitou o antigo", e que por isso tem "direito a ambicionar" ser Capital Europeia da Cultura. A cerimônia, com 900 convidados, contou ainda com Durão Barroso, que disse que "sem cultura a Europa não faria sentido".

Depois da sessão, foi tempo de som e cor no largo do Toural, com ‘Tempo de Encontros', espetáculo do grupo La Fura dels Baus, que anteontem parou os ensaios após um pequeno fogo ter deflagrado num prédio desabitado. Refeita do susto, Guimarães entregou-se à festa.

Extraído do Correio da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.