17 de janeiro de 2012

COMEÇA O PRÊMIO LITERÁRIO CASA DAS AMÉRICAS 2012

Havana, 16 jan (Prensa Latina) - O escritor uruguaio Eduardo Galeano inaugurará hoje aqui o 53 Prêmio Literário Casa das Américas, no que concorrerão uns 400 originais, a maioria da Argentina, Brasil e Colômbia.

A Sala Che Guevara da Casa se vestirá de gala para acolher às 22 personalidades que integrarão o júri nas seis modalidades convocadas nesta edição.

Em literatura para crianças e adolescentes, um dos gêneros mais representados, estarão a equatoriana Leonor Bravo, o ítalo-espanhol Carlos Frabetti, a boliviana Liliana de la Quintana, o dominicano Avelino Stanley e o cubano Nelson Simón.

Em teatro, os encarregados de avaliar as peças serão a salvadorenha Jorgelina Cerritos, o mexicano Angel Norzagaray, o brasileiro Orlando Senna, o cubano Osvaldo Doimeadiós e o argentino Victor Winer.

O júri de literatura brasileira está composto por Regina Crespo e Evando Nascimento junto ao cubano Rodolfo Alpízar; enquanto que em línguas caribenhas - francês ou creole - o trabalho será assumido pelo haitiano Arnold Antonin, o francês Francis Combes e a cubana Laura Ruiza Montes.

No júri de estudos sobre latinos nos Estados Unidos estarão o portorriquenho Juan Flores, o cubano-estadunidense Lisandro Pérez e o estadunidense Renato Rosaldo.

Os responsáveis por avaliar as obras contemporâneas do prêmio extraordinário sobre a presença negra na América e Caribe serão o costarriquense Quince Duncan, a argentina Rita Laura Segato e o cubano Esteban Morales.

Além dos livros ganhadores nas diferentes modalidades, se entregarão os prêmios de honra José María Arguedas, de narrativa; Ezequiel Martínez Estrada, de ensaio; e José Lezama Lima, de poesia.

Paralelamente, os júris intervirão em mesas redondas e painéis. Concertos, exposições e apresentações de títulos compõem o programa, ao que o público terá acesso de maneira gratuita até o dia 26 de janeiro, quando se darão a conhecer os ganhadores.

Fundado em 1959, o prêmio Casa das Américas tem como principal objetivo estimular e difundir as letras do continente.

Extraído do sítio da Agência Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.