7 de janeiro de 2012

GRUPO LEYA PREVÊ "FORTE CRESCIMENTO" ESTE ANO NO BRASIL

O grupo editorial LeYa antecipa "um forte crescimento" este ano no Brasil, onde "prevê faturar sensivelmente o mesmo que em Portugal, Angola e Moçambique no seu conjunto", disse à agência Lusa fonte da administração.

A faturação anual do grupo, liderado por Miguel Paes do Amaral, rondou em 2008, ainda sem a presença no Brasil, cerca de 89 milhões de euros. No ano passado a faturação total do grupo foi de cerca de 90 milhões de euros.

O crescimento no Brasil não será apenas no volume de negócios previsto mas também no de investimento com um "forte aumento nas atividades", o que exigirá uma subida do quadro de pessoal para 700 trabalhadores, segundo a mesma fonte.

Estes colaboradores dividir-se-ão em duas áreas: edições gerais e educação, "com especial enfoque no `e-learning`, isto é as áreas de conteúdos e plataformas digitais e ensino à distância".

A área de educação, "em franco crescimento", inclui manuais escolares, a plataforma de conteúdos digitais, sistemas de ensino e de gestão escolar, e ainda o ensino à distância.

No mercado brasileiro desde 2009, o Grupo Leya viu no ano passado cinco títulos seus entre os 30 mais vendidos no Brasil, nomeadamente "Guerra dos Tronos", de George R.R. Martin, que foi o mais vendido na área de ficção, de acordo com o top publicado pela revista Veja, tido como referencial do mercado brasileiro.


"A área digital da LeYa tem de acompanhar o crescimento internacional", disse a mesma fonte, que adiantou à Lusa a criação em Portugal de "cerca de 80 novos postos de trabalho na área da produção de conteúdos digitais e na área de ensino à distância", onde o grupo opera com a marca UnyLeYa.

Esta área, salientou a mesma fonte, inclui "a venda da plataforma de conteúdos digitais da LeYa para diversos países".

No mercado nacional o grupo editorial prevê para este ano uma diminuição nas edições gerais que incluem a produção editorial e as vendas. Um prognóstico de diminuição "perante a retração verificada em 2011 e a prevista para 2012".

Neste sentido o Grupo LeYa irá fazer "uma redução do seu plano editorial, com uma consequente redução de colaboradores nas áreas editorial, de marketing, comercial e serviço de apoio a clientes".

A mesma fonte escusou-se a adiantar o número de efetivos reduzidos, mas disse que "foi já efetuado".

O Grupo LeYa foi criado em janeiro de 2008 como empresa holding na qual se integram 16 editoras portuguesas e duas africanas, detendo desde setembro de 2009 uma chancela no Brasil.

Extraído do sítio da RTP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.