11 de janeiro de 2012

FUNDAÇÃO SARAMAGO ABRIRÁ PORTAS NA PRIMAVERA


A Fundação José Saramago, em Lisboa, abrirá portas na Primavera com uma exposição sobre a obra do prémio Nobel da Literatura 1998, disse à agência Lusa a presidente da Fundação.

"Gostava muito que quando a fundação abrisse, houvesse música desde o castelo até à Casa dos Bicos, porque estamos a honrar um português que, apesar de já não estar connosco, nos honra a todos e porque, finalmente, a Casa dos Bicos vai deixar de ser uma dependência administrativa e vai passar a ser um espaço de fruição pública", disse Pilar del Río.

Para a companheira de José Saramago, a primavera é a melhor altura para a fundação abrir portas por se tratar de um "tempo de renascimento".

Pilar del Río acrescentou que no início de 2012 começarão a mudar o espólio de Saramago de Lanzarote para a Casa dos Bicos, havendo depois que o organizar e classificar.

De Lanzarote virá a parte mais significativa da biblioteca, exceto o material que está no México, na exposição "A consistência dos sonhos".

Murais no Jardim do Tabaco, frente à Casa dos Bicos
"A Casa dos Bicos é um tesouro que vai albergar outro tesouro", disse, acrescentando ser também essa uma das razões por que gostava que toda a zona de muralha onde decorreu o cerco a Lisboa -- na muralha fernandina da capital -- se engalanasse para a abertura de portas da fundação e houvesse música pelas ruas.

A Fundação Saramago ocupará quatro pisos da Casa dos Bicos. O primeiro piso albergará um espaço destinado a exposições, o segundo será para os serviços da fundação, o terceiro para uma biblioteca e o quarto para encontros e debates.

Todos os espaços estarão abertos à sociedade civil, uma etapa nova na Casa dos Bicos que, segundo Pilar del Río, além de ter albergado serviços da administração pública também já foi armazém de bacalhau.

"Com a Fundação Saramago, a Casa dos Bicos será um espaço de fruição pública, o que por si também já é um marco na própria história do edifício", sublinhou.



A entrega das chaves da Casa dos Bicos pela autarquia à presidente da Fundação Saramago aconteceu em novembro passado num cerimónia simbólica que coincidiu com o aniversário do escritor.

Extraído do SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.