2 de novembro de 2012

TRADUTOR BRASILEIRO GANHA MAIOR PRÊMIO DE CULTURA DA RÚSSIA

O professor e tradutor brasileiro Paulo Bezerra foi distinguido com a Medalha Púchkin, a maior condecoração do governo russo na área de cultura, por divulgar a literatura do país no exterior. A escolha foi divulgada esta terça-feira.

Bezerra é um dos principais tradutores da literatura russa no Brasil. Já traduziu para português 44 livros, entre crítica literária, ensaios e ficção. Traduziu, directamente do russo, clássicos como «Crime e Castigo» e «Os Irmãos Karamázov», de Dostoiévski.

«É uma grande honra receber este prémio, é um reconhecimento de toda a minha carreira. No Brasil, apenas o Boris Schnaiderman já havia obtido a medalha antes», disse Bezerra.

O tradutor não estará presente na cerimónia de entrega da medalha em Moscovo, no dia 4 de Novembro, uma vez que apresenta problemas de hipertensão e foi aconselhado pelo seu cardiologista a não viajar.

Paulo Bezerra estudou língua e literatura russa na Universidade Lomonóssov, em Moscovo. Foi professor de teoria da literatura na UERJ e de língua e literatura russa na Universidade de São Paulo.

Extraído do sítio Diário Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.