16 de agosto de 2012

ESPECIALISTAS DA UNB E DA FRANÇA DISCUTEM OBRA DE VITOR HUGO - Talita Carvalho

Encontro que comemora os 210 anos do autor francês acontece entre os dias 28 e 30 de agosto, com convidados internacionais.

Em comemoração aos 210 anos de Victor Hugo e os 150 anos de sua obra-prima, "Os Miseráveis", o Grupo de Pesquisa Victor Hugo e o Século XIX da Universidade de Brasília realiza seu primeiro seminário internacional, uma extensão e atualização do Simpósio Internacional Victor Hugo - Gênio Sem Fronteiras, realizado em Belo Horizonte em 2002, em comemoração ao bicentenário do escritor. O Seminário “210 Hugoanos” vai de 28 a 30 de agosto, no Auditório da Reitoria e no Auditório Dois Candangos, na UnB. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site.

As discussões abordam o diálogo entre a literatura do século XIX com a contemporaneidade, e as relações com outras áreas do conhecimento; sobretudo a recepção no Brasil e a interlocução com a literatura nacional. De acordo com a professora Junia Barreto, que coordena o grupo de pesquisa sobre o autor na UnB, vida e obra de Victor Hugo são assuntos que perpassam história, filosofia, política, arquitetura e as artes em geral. “O maior expoente da literatura francesa durante o século XIX com certeza foi Victor Hugo. Ele começou a escrever aos 14 anos de idade e contribuiu não só com a literatura, mas também com a política: foi senador, deputado e chegou a ser exilado por se envolver com questões políticas”, contou.

Victor Hugo também influenciou autores nacionais e deu suas opiniões sobre o país. “Nas relações Brasil e França, Victor Hugo influenciou a literatura de nossos maiores escritores, como Machado de Assis e Olavo Bilac. O diálogo com as obras é nítido, no formato dos poemas, figuras de estilo, influencia nos personagens, nas situações da narrativa. Em relação à política, Hugo era a favor da independência do Brasil e do fim da escravidão”.

O encontro do dia 28 contará com as participações internacionais de Danièle Gasiglia-Laster, Delphine Gleizes e Máxime Prévost, todos especialistas na vida e obra do escritor Victor Hugo. A Conferência de abertura será realizada por Arnaud Laster, presidente da Société des Amis de Victor Hugo (Sociedade dos amigos de Victor Hugo), membro do Centre de Recherches sur le Surréalisme (Centro de Pesquisa sobre o Surrealismo) e do Laboratório de Pesquisa Écritures de la Modernité, Littérature et Sciences Humaines (Escrituras da Modernidade, Literatura e Ciências Humanas), da Universidade de Sorbonne.

Laster é especialista da obra de Victor Hugo e de Jacques Prévert. “Com certeza Arnold Laster é o maior pesquisador do mundo sobre Victor Hugo. Durante a conferência, ele vai falar sobre Hugo hoje e amanhã, como ele influenciou uma nação e continua sendo inspiração para muitos, não só na literatura mas em várias outras artes”, contou Adelson Marques, estudante de Letras-Francês.

No dia 29, Adelson Marques apresentará o estudo com o tema “L’homme qui rit: o romance hugoano nos quadrinhos brasileiros dos anos 50”. “Dentro do contexto histórico entre os anos 30 e os anos 60, escolhi os anos 50 para estudar os quadrinhos lançados por Adolfo Aizen, e depois por Roberto Marinho, nos suplementos diários dos jornais, inspirados na obra “O Homem que Ri” de Victor Hugo. Levo em consideração a disputa dos dois pelo mercado e a luta contra a censura da época”, disse.

Edvaldo Bergamo, professor de Teoria Literária e Literaturas da UnB, abordará o tema Victor Hugo e a literatura portuguesa oitocentista, também no dia 29. O professor fará um panorama da literatura portuguesa do século XIX e aprofundará em dois momentos específicos. “Vou comentar a influência do romance Notre-Dame de Paris, de Victor Hugo, na obra ‘O Arco de Sant'Ana’ de uma das maiores figuras do romantismo português, Almeida Garrett. Outro ponto relevante que será discutido é a influência da poesia realista, que na verdade é romântica, de Victor Hugo, nos poemas do escritor português Antero de Quental”, disse.

A programação do dia 29 ainda conta com a mesa redonda “Em torno dos 150 anos dos Miseráveis”, com a apresentação da professora Junia Barreto que abordará o tema “representações da monstruosidade em Os Miseraveis”. “Durante o doutorado, trabalhei com essa questão dos monstros nas obras de Victor Hugo, são monstros físicos e sociais. É possível ler as obras hugoanas através da interpretação desses monstros”, contou.

Extraído do sítio UNB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.