8 de fevereiro de 2013

PANO NEGRO SOBRE O CINEMA

Por ocasião da abertura da Berlinale, a 7 de fevereiro, Die Zeit conta a história do "filme roubado", que sintetiza a luta do mundo do cinema contra a pirataria.

Numa longa reportagem, o semanário de Hamburgo explica o modo como o alemão Stefan Arndt, produtor de Cloud Atlas, tentou, em vão, ganhar dinheiro com as receitas do filme antes de os piratas lançarem um exemplar online. Uma epopeia de três horas, que começa em 1849 e termina 500 anos mais tarde, depois do fim do mundo, o filme teve um custo de €100 milhões e um acréscimo de mais 100 milhões para publicidade e distribuição.

A partir do verão de 2012, conta Die Zeit, Stefan Arndt percebeu que o seu filme era o alvo dos piratas porque, oito semanas antes da ante-estreia mundial, milhares de pessoas já se tinham registado em sites de troca online à espera do registo ilegal de Cloud Atlas.

Estreado na Rússia uma semana depois da estreia norte-americana, a pedido do coprodutor russo, o filme foi pirateado na cidade russa de Khimki e colocado online em novembro. Graças a uma marcação digital da imagem e do som, explica Die Zeit, cada exemplar do filme é atribuído a uma determinada sessão. Mas os responsáveis — o realizador, o que publica a gravação na Internet, o proprietário dos sites piratas, os proprietários dos serviços de servidores de armazenamento ("os bancos suíços do cinema internacional") — perdem-se nas empresas em rede e nas falsas identidades através do mundo.

A poucos dias da Berlinale, há dezenas de exemplares ilegais online de Cloud Atlas, numa multiplicidade de edições dobradas e legendadas. O filme rendeu, por hora, 85 dos €200 milhões investidos.

Ironia das ironias, acrescenta o semanário, a Google, líder mundial num setor fortemente lucrativo para mediadores de sites piratas e anunciantes, financia em 100% o Instituto da Internet e a sociedade da Universidade de Humboldt, em Berlim, cujos membros são consultores de deputados alemães...

Extraído do sítio Press Europ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.