1 de fevereiro de 2013

TRABALHO DE FERNANDO MORAIS É DESTAQUE EM CONFERÊNCIA CUBANA - José Dirceu

A primeira edição em castelhano de “Os últimos soldados da Guerra Fria”, mais recente trabalho do escritor Fernando Morais, foi apresentada e elogiada nesta terça, durante a Conferência Internacional Pelo Equilíbrio do Mundo, em Cuba. Elogios, aliás, mais do que merecidos e feitos pelo presidente do Parlamento cubano, Ricardo Alarcón.

“Os últimos soldados da Guerra Fria” é uma investigação de fôlego sobre a trajetória dos cinco cubanos - Gerardo Hernández, Ramon Labañino, Antonio Guerrero, Fernando González e René González – acusados de espionagem pelo governo norte-americano. Há mais de dez anos eles se encontram presos.

Heróis incontestes do povo cubano, os cinco atuaram na desmobilização de ações de grupos terroristas sediados em Miami contra a Ilha - a cidade norte-americana é o principal centro das organizações antirrevolucionárias onde se arquitetam agressões contra Cuba. Organizações humanitárias internacionais e os defensores dos direitos humanos e da justiça travam uma verdadeira guerra pela libertação desses homens.

Importância do livro

“Morais é um dos escritores mais importantes de nossos tempos, que não renuncia à lucidez nem à integridade”, afirmou Alarcón ao destacar que faltava a voz de um escritor “sem segredos de linguagem e com um grande afã de investigador” capaz de chegar ao “coração das pessoas sem retórica vazia”.

Alarcón lembrou que trata-se do caso mais volumoso da história dos Estados Unidos e enfatizou a importância do livro ao “nos aproximar dos cincos heróis como seres de corpo e alma que são”. Alarcón destacou, ainda, a atuação de órgãos da imprensa de Miami que funcionam mais como órgãos promotores e acusadores contra Cuba e os cubanos , do que como instrumentos de informação.

Quanto entrevistamos o Fernando aqui neste blog, em 2009, ele estava em meio ao processo de investigação desta história (confira a entrevista). Contou-nos como se deu todo o processo de elaboração da obra que se baseia em entrevistas e em dezenas de milhares de documentos. Não deixem de ler “Os últimos soldados da Guerra Fria”.

Extraído do Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.