10 de fevereiro de 2013

CHINA ENTRARÁ NA "ERA DO MUSEU", DIZ ESPECIALISTA BRITÂNICO


A China está entrando na "era do museu", disse um importante especialista do setor cultural durante o fórum "China in Focus" realizado no fim de semana pela Universidade de Warwick. 

Phillip Dodd, diretor do Instituto de Artes Contemporâneas (IAC) antes de criar a empresa de consultoria Made in China, assinalou que a China está mais do que nunca construindo ou abrindo museus públicos e privados.

"A era do museu" é o epítome de uma esfera mais ampla de eventos culturais e criativos ocorrendo na China. "Como os chineses se tornaram mais ricos, sua demanda cultural está aumentando", disse Dodd, que atualmente se concentra em desenvolver projetos culturais, educacionais e comerciais entre o Reino Unido e a China.

Dodd assinalou que a China chegou a uma fase de economia cultural com uma grande quantidade de sinais que implicam uma indústria criativa florescente.

Por exemplo, a China tem atualmente mais de 400 escolas de design. O número de cinemas no país registrou um aumento de 30% nos últimos três anos para chegar a cerca de 11 mil. A marca de moda chinesa Bosideng abriu sua primeira loja em South Molton Street em Londres, onde estão as prestigiadas lojas de moda e joalherias.

Os crescentes níveis salariais e custos da mãos de obra, o envelhecimento da sociedade e a necessidade de se ultrapassar a fase do "Fabricado na China" para a fase do "Criado na China", implica que o país desenvolva o setor cultural e as indústrias criativas a fim de melhorar sua cadeia de valor, indicou Dodd.

A economia cultural chinesa está em uma fase inicial sem experiência, talentos suficientes ou meios eficazes para erradicar o plágio, disse Dodd, acrescentando que o país enfrenta enormes desafios.

"É um período de transição, e a China necessita de tempo para passar por esse período como o fizeram outros países", disse.

Extraído do sítio CRI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.