1 de fevereiro de 2013

BILIONÁRIO ABRAMOVICH TORNOU-SE DONO DE UMA COLEÇÃO ÚNICA DE ARTE - Armen Apressian

www.phillips.com

O bilionário russo, Roman Abramovich, adquiriu uma coleção de obras do clássico da arte conceitual, Ilya Kabakov, com a reputação de um artista russo mais caro.

O valor da transação se mantém em segredo, mas, na opinião de peritos, a coleção que integra as principais obras de sua autoria feitas antes de abandonar a Rússia é capaz de custar cerca de 60 milhões de dólares.

Ilya Kabakov, com a cidadania norte-americana e residente em Nova York, foi um dos fundadores da Escola Conceitual de Moscou, tendo o seu nome entrado na história da arte contemporânea. Os seus quadros se encontram expostos nos maiores museus da Rússia, Europa e dos EUA.


Depois de o quadro "Besouro" (acima) ter sido vendido por 5,8 milhões de dólares na haste pública da Casa de Leilões Phillips de Pury & Co, o pintor passou a ter a fama do atual artista mais caro. E nos últimos anos, por sinal, este recorde não foi batido.

Na coleção adquirida por Roman Abramovich, há 40 telas, algumas das quais, segundo peritos em arte, até podem ser equiparadas ao já referido "Besouro", bem como instalações e os primeiros álbuns de Kabakov. A maior parte das obras foi criada ainda antes da partida da Rússia, ou seja, pertencem ao período mais significativo da sua carreira artística.

Cumpre assinalar que o anterior do dono da coleção de Kabakov foi colecionador norte-americano, John L. Stewart, que recolheu as obras do pintor durante várias décadas. Todavia, nem ele, nem representantes de Roman Abramovich, não comentaram a novidade.

Conforme peritos, a coleção é realmente preciosa. No parecer de Natalia Kolodzei, diretora executiva do Fundo de Beneficência Kolodzei Art Foundation, que contribui para o desenvolvimento da arte moderna na Rússia nas antigas repúblicas soviéticas, trata-se de uma das maiores coletâneas do mundo.

Segundo realçou, do ponto de vista artístico e histórico, ela não tem análogos.

Como se sabe, John L. Stewart procurou compradores durante os últimos anos, oferecendo o preço que oscilava entre 30 e 60 milhões de dólares, dependendo da conjuntura no mercado de artes.

Uma das partes mais interessantes da coleção são os álbuns criados no período compreendido entre os anos de 1968-75 que se tornaram uma forma específica de belas artes e, ao mesmo tempo, uma etapa marcante na atividade da Escola Conceitual de Moscou. Este gênero foi, de facto, concebido por Ilya Kabakov. As obras de álbuns se compõem de dezenas de folhas com as imagens gráficas e os textos de caráter descritivo, filosófico e até irônico. O ciclo mais conhecido é, talvez, o designado de "Dez Personagens" (1970-75). Dois álbuns estão exibidos no centro parisiense Pompidou. As obras desta série também fazem parte da coleção de Abramovich.

Tal transação é única do gênero: pela primeira vez, uma coletânea volumosa se adquire dessa maneira. Segundo previsões de peritos, isto terá impacto na dinâmica de preços para as obras de Ilya Kabakov, bem como no estado do mercado de arte mundial.

Extraído do sítio Voz da Rússia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão moderados. Não serão mais publicados os de anônimos.